Games: Visual Novel!



Olá Leitores!
Hoje finalmente dou início a nova seção de games do blog!
Aviso: pretendo trazer de 1 a 2 postagens por mês já que demora um pouco para concluir cada game.

Antes de trazer qualquer análise nada melhor do que explicar para vocês o que são os “Visual Novels”, o principal gênero de games que abordarei.
Usarei como exemplo nesta postagem o “My Devil Lovers”, o primeiro jogo que trarei análise.

Visual Novel é um gênero de jogo eletrônico e PC bem popular no Japão. Aqui no Brasil ele tem se popularizado principalmente pelo celular.
São jogos que focam no enredo. O jogador acompanha uma história através de textos, imagens e uma música de fundo. Em alguns momentos o jogador deverá fazer escolhas que afetam diretamente o desenvolvimento e rumo da trama. Normalmente você pode obter um final feliz (happy ending) ou um final ruim (bad eding) para sua história, em alguns casos temos o final bom (good ending) que seria um meio termo.

Estilo
Geralmente são divididos por capítulos ou dias e narradas pelo protagonista (primeira pessoa).



Você pode avançar na história de formas variadas: ganhando pontos diários para liberar as falas, a história pode ser liberada de hora em hora ou até mesmo um trecho por dia. Alguns não há essa condição.  
As imagens no geral são estáticas e são alteradas somente com mudanças de cenário ou reação de personagem.

Reações do personagem

As grandes buscas nos Visual Novels são das imagens especiais. São momentos em que você ganha imagens detalhadas que foram desenhadas para dar forma a uma determinada cena. Elas geralmente ficam salvas em uma galeria dentro do game e cada decisão tomada pode levar a uma cena diferente, o que estimula o jogador a continuar.

Exemplo de uma das imagens desbloqueavéis
Como jogar
Sua jogabilidade no geral é bem simples e mínima, resumindo-se em clicar para avançar o texto e escolher dentre as opções dadas.


Alguns pedem outras formas de interação como procurar objetos no cenário ou realizar mini-games.

Temas
A maioria são temas românticos, porém temos raros jogos com temas como fantasia, terror e ficção científica.
Nos temas românticos pode haver a opção de escolher uma "rota", ou seja, o personagem que você deseja ler a história, interagir e ganhar as imagens especiais. 

Por que a escolha de Visual Novels?
Ora essa é fácil!  Eles são como livros interativos e a intenção é estimular todos os nossos leitores a  busca destes jogos para uma experiência diferente e despertar, naqueles que não têm o habito de ler, a paixão pela leitura. 

Agora vocês já estão prontos para as análises e dicas de jogos que trarei. 
Vale lembrar que eu trouxe apenas um resumo geral deste gênero de game, cada jogo é diferente e possui suas condições e caminhos. Não se preocupem, pois em cada jogo explicarei como ele funciona. 

Até a próxima! 


Share this:

JOIN CONVERSATION

9 comentários:

  1. Já havia jogado jogos neste estilo e confesso que sempre gostei, adoro me sentir podendo fazer escolhas para o nosso jogador, principalmente quando se trata de situações cotidianas, podendo leva-los a situação boa ou ruim. Porém não sabia que se tratava de algo japonês que tinha este nome em especifico. Mas agora que você explicou em detalhes como este jogo funciona, fiquei ainda mais interessada e curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, fico feliz em saber que ficou mais interessada e curiosa! Espero que tenha boas experiências no jogo.

      Excluir
  2. Oi Fabiana!
    Lembro de que quando era criança e ficava buscando jogos na internet achava bastante nesse estilo, e são bem legais já que são fácies e divertidos, os de casais são uma fofura. Sabia que eram japoneses, mas não tinha nenhum conhecimento sobre eles, uma boa tática para despertar o interesse pela leitura, de fato.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei saber um pouco mais sobre Visual Novels, afinal só sabia que alguns eram adaptados para anime. Realmente o jogo deve ser bem interessante para quem ainda não descobriu os prazeres da leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que legal esta nova seção de games do blog! Achei bem interessante este estilo visual novel de jogo.
    Adorarei acompanhar as postagens de visual novel aqui no blog, achei bem criativo e diferente criar postagens sobre este tema.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi...
    Apesar de adorar joguinhos, Visual Novel é um estilo que não conhecia muito bem... Com certeza vou adorar as dicas que aparecerão por aqui e com certeza vou jogar alguns deles... Essa interatividade nos jogos podendo alterar o rumo dele é sempre bastante interessante...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  6. Que incrível!! Amei saber disso, e vou querer ler os próximos posts sobre o tema.
    Minha sobrinha - 10 anos - estava jogando um tempo atrás (um romance de vampiros), mas eu não fazia ideia do que se tratava. E realmente incentiva a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que legal, não sabia que o nome dado era Visual Novels. Eu lembro que jogava esse jogo no celular de uma amiga há muito tempo atrás, em 2009. Achava super divertido e depois disso cheguei a jogar aqui na internet algumas vezes. O que eu acho legal é que você que vai escolhendo o rumo dos personagens. Poderia ter outros temas como suspense e ficção cientifica, acho que seria legal já que ficção cientifica eu não tenho o costume de ler e de repente com o jogo iria me estimular a conhecer o gênero melhor.

    ResponderExcluir
  8. Bom de jogos não entendo muito bem, mas esse lance de novel deve ser legal, lembro que tem no xbox de uma menina que fala com o irmão morto e ai você vai construindo as escolhas do personagem (a menina até tem as características da Ellen Page) não sei o nome mesmo, mas me lembrou um puoco esses mais românticos do Japão, o legal é que os aspectos desses jogos lembra animes e outra coisa legal é que você vai construindo o final é melhor que novela, porque o fim é do jeito que você quer! Legal gostei! Bjs!

    ResponderExcluir