Zac & Mia de A. J. Betts


Olá pessoal!
Hoje quero falar um pouco desse livro que estou apaixonada pela história! Venha conhecer Zac & Mia!


Zac e Mia conta a história de uma linda amizade entre dois adolescentes unidos por uma doença em comum, o câncer! Zac tem 18 anos, foi diagnosticado com leucemia e está em quarentena por ter acabado de fazer um transplante de medula óssea, sendo assim, está limitado ao quarto 1 da ala adulta do hospital. Ele não pode pegar nem um resfriado, está com a imunidade baixa e conta os dias para poder respirar um ar puro e cheio de bactérias novamente. Mia tem 17 anos, foi diagnosticada com um tumor no tornozelo e está no quarto 2 da mesma ala para receber várias rodadas de quimioterapia e uma cirurgia de remoção do tumor.

Zac parece conformado com sua situação, exceto pelo fato de que sua mãe não lhe deixa sozinho por um minuto se quer e pelo fato de que depois de tantos remédios sua cabeça está inchada demais, está gordo e nem se reconhece diante do espelho. Ademais, ele sabe suas chances de sobreviver e de vencer o câncer, mas precisa ser forte, precisa ser forte por toda a sua família.

Mia não se conforma, não sabe a sorte que tem diante da infinidade de pessoas que sofrem da mesma doença e não tem opções como ela. Sua primeira opção é fazer sessões de quimioterapia e remover o tumor, porém o baile de formatura está chegando e ela não quer entrar no salão de muletas e muito menos ficar com uma cicatriz horrível na perna. Mas ela é menor de idade, não tem escolha e demonstra odiar todo mundo, sua mãe, seu namorado, não quer comer nem ver ninguém. Está sozinha por opção, prefere escolher o fingimento de uma torção no tornozelo para seus amigos não saberem o que está acontecendo, prefere fingir que está tudo bem.



A amizade deles começa quando Mia chega ao hospital, mas não de uma maneira amigável, Mia coloca a música alta demais para espantar sua mãe do quarto e Zac fica incomodado com o que está tocando no quarto ao lado. Então, ele bate na parede. Aos poucos essas batidas na parece são retribuídas e eles acham que se entendem. Trocam bilhetes através da enfermeira e objetos por baixo da porta. Até que Zac recebe uma solicitação de amizade de Mia no Facebook, fica surpreso com isso e aceita. A partir daí um sabe que precisa do outro. Zac e Mia é uma linda história de amizade, superação, companheirismo e crescimento. No início do livro fiquei levemente incomodada com Zac, achei imaturo. Mas depois percebi que não tinha nada de imaturo em suas atitudes, ele simplesmente estava limitado demais naquele quarto e só percebi isso quando a leitura nos leva além das quatro paredes. Já Mia me despertou tanta curiosidade quanto em Zac quando ela entrou no hospital, aos poucos vamos conhecer seus motivos e pensamentos e posso dizer que o crescimento da personagem no decorrer da história é impressionante e lindo! 

A leitura é leve e agradável, ao estilo young adult o livro nos faz ver como é um adolescente com sua vida incerta, em meio a tratamentos e confusões psicológicas. Recomendado para todas as idades, pois, por mais que seja jovem adulto o livro nos traz ensinamentos incríveis.


| Editora: Novo Conceito
| Autor: A. J. Betts
| Páginas: 288
| ISBN: 
| Skoob
| Onde comprar 

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário