O capítulo do Julian de R.J. Palácio


Olá pessoal!

Finalmente li O capitulo do Julian. Por ser apaixonada pela história de Extraordinário, me senti na obrigação de ler esse conto e aqui vou falar um pouco do que achei.

O capítulo do Julian conta a versão do garoto que mais encheu o saco de Auggie na escola. Para quem não sabe, Auggie é o personagem principal do livro Extraordinário escrito pela mesma autora R.J. Palácio. Aqui vemos a redenção de Julian, após um ano completo de prática de bulling contra Auggie e após muitos pesadelos. Julian descreve possuir pesadelos a cerca de vários assuntos que lhe apavoram e por este motivo ele acaba desencadeando uma confusão por causa de Auggie. 
Sua mãe que é uma pessoa determinada e que não parece enxergar que o filho também tem defeitos, quer causar a demissão do diretor da escola por ter aceitado Auggie sem o protocolo padrão de qualidade para matricular um novo aluno. Tanto a mãe quanto o filho não se importando em nenhum momento com o fato de Auggie ser um garoto especial. Para quem não leu o livro Extraordinário saiba que é uma leitura obrigatória para todas as idades. É simplesmente maravilhoso. 
A leitura desse conto é tão leve e agradável quanto o livro que lhe deu origem. No início eu ficava irritada com a descrição que Julian dava à Auggie, porque cá entre nós Auggie e eu somos grandes amigos e ninguém gosta de "ouvir" outras pessoas falando mal de seus amigos.

Demorei para ler essas 62 páginas porque eu via apenas o lado do Julian, que por sinal não era nada bom e não gostei nem um pouco da maneira como ele chamava Auggie de monstro.
Mas como sempre, a autora nos trás grandes ensinamentos em suas histórias e essa não foi diferente. Aos poucos você percebe tudo que se passa na cabecinha de Julian e o melhor de tudo foi o desfecho. Não poderia ter sido mais coerente e emocionante. Personagens que aprendem por bem ou por mal sempre nos ensinam algo, por isso esse pequeno conto tem tanto a nos ensinar em poucas páginas e deve ser lido por todos depois da leitura do livro Extraordinário.




| Editora: Intrínseca 
| Autor: R. J. Palacio 
| Páginas: 96
| ISBN: 9788580576085

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Olá Leticia, tudo bem?
    Já li Extraordinário e é um dos meus livros favoritos. Mal posso esperar pelo filme.
    Ainda não li esse conto, mas amei a resenha, e já está na listinha.

    Beijos e seguindo aqui...

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Letícia!
    Tenho a maior vontade de ler a série Extraordinário, não li nenhum dos livros e ver que tem esse conto do arquivilão dos livros, fica ainda mais interessante.
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir