Extraordinário de R. J. Palácio

Foto de @lendocomotempo

Olá leitor(a)!
Você já leu extraordinário? É um livro maravilhoso que deve ser lido por todos. Independente da idade, este livro é recomendado por sua perfeição.

Extraordinário foi uma das leituras mais rápidas que já tive. O livro me envolveu de tal forma que não consegui parar de ler e quase terminei em uma sentada. Conhecemos aqui a história de Auggie, que nasceu com um problema genético que causa deformidade facial. Mesmo após várias cirurgias o seu rosto e orelhas ainda eram de uma deformidade muito aparente. Devido a essa deformidade ele tinha dificuldades para comer e sempre era encarado pelas outras pessoas com curiosidade e até mesmo repugnância.

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."

Auggie agora está no quinto ano e finalmente irá frequentar um colégio, sempre estudou em casa justamente devido a sua diferença. Os pais queriam protegê-lo do mundo exterior o máximo possível, mas não poderão protegê-lo para sempre, então decidiram que era hora do pequeno Auggie ir para a escola. Sabemos que não é por mal, mas as crianças podem ser tanto amáveis quanto detestáveis com outras crianças, isso porque são muito transparentes em seus sentimentos, então digamos que não foi muito fácil essa jornada do pequeno Auggie nesse novo "mundo".

A história é contada em primeira pessoa tanto pelo protagonista quanto por sua irmã e amigos, o que torna o livro muito, mas muito mais emocionante. Podemos identificar que não é só o Auggie que sofre com essa diferença genética, mas também sua irmã e amigos acabam sofrendo por ele e por si mesmos. Chorei lendo esse livro. Sim chorei e tenho certeza que quando ler novamente vou chorar. É um livro para ler e reler sempre que for preciso restaurar alguns valores dentro de nós mesmos. Aprendi muito com o protagonista e queria muito abraçá-lo bem forte durante toda a leitura. 

Citações preferidas


"É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante."

"Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

"Se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus."

"A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força."


"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos um vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."
Existem mais alguns livros que complementam a história. Como 365 dias extraordinários que conta com várias frases e preceitos lindos!


E ainda possui três outras histórias de personagens secundários, porém que tem muito o que dizer sobre a experiência que tiveram ao passar pela vida de Auggie.




Veja o Book Trailer aqui




Se você ainda não leu este livro, leia! 
De longe é o meu livro mais queridinho de todos os tempos. 



| Editora: Intrínseca 
| Autora: R.J. Palacio 
| Páginas: 320
| ISBN: 9788580573015
| Skoob


Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Letícia!
    Não li ainda, mas quero muito porque o livro parece cheio de ensinamentos.
    Imagino o quanto deve ser difícil para uma criança se sentir normal 'por dentro' como ele fala, fazer coisas de criança, embora tenha uma aparência que o torna diferente, para nós adultos é difícil sermos rotulados fora do padrão, imagina uma criança?
    Deve ser um livro lindo!
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir