172 horas na Lua de Johan Harstad


Olá pessoal!
Este livro é de suspense, porém um suspense diferente. Até a página 100 o ritmo é lento, mas depois, você simplesmente não consegue mais largar a leitura.


Se o ExaltaSamba soubesse o que tinha na Lua, se tivessem lido este livro antes nunca teriam pensado nessa hipótese. Pode ter certeza!
A história acontece em 2018, onde governantes da NASA decidem enviar outra tripulação à Lua, porém dessa vez com mais atenção da mídia afim de arrecadar fundos para a expedição e essa atenção só seria possível caso fizessem algo grande, unindo duas gerações, ou seja, aquela geração de quarenta anos atrás que testemunhou o primeiro pouso na Lua pelo Apollo 11 já seriam fisgados, mas para conseguir a atenção das pessoas nascidas depois precisavam de algo mais... Então foi lançado um sorteio, a NASA mandaria três jovens à Lua com astronautas treinados e aptos para levá-los e traze-los de volta em segurança. A viagem em si levaria cerca de duas semanas, pois são quatro dias para chegar à Lua e passariam 172 horas lá, depois mais quatro dias para retornar. O que ninguém sabia é que essa viagem não seria tão agradável assim.

Mia, Midore e Antoine se sentem os três adolescentes mais sortudos do mundo. Cada um de uma nacionalidade diferente que conseguiam se comunicar através da língua mundial, o inglês. No início a história demora para pegar um ritmo frenético de acontecimentos, nas primeiras cem páginas lemos sobre a situação a qual esses adolescentes se inscreveram no sorteio e como foram levados até a base de treinamento. A partir daí as coisas começam a ficar mais rápidas, quando percebemos já estamos na Lua. Achei isso muito bom, pois livros que detalham demais acabam ficando cansativos. Porém o ponto negativo dessa rapidez é que algumas coisas ficam à mercê da sua imaginação.

Mia é uma garota da Noruega, cantora de uma banda que sonha em um dia fazer sucesso e tornar isso sua profissão. Sempre descolada, meio gótica nunca pensou em ir à Lua, porém seus pais que queriam tanto ir se pudessem à inscreveram e acreditem, ela foi sorteada. Ela poderia ter desistido, mas viu uma oportunidade de fazer sucesso individual e depois levar a banda consigo. 

Midori é uma garota do Japão, gastava todo seu dinheiro em shopping com as amigas e odiava onde morava. Seu sonho era ir para Nova York tentar a vida e nunca mais voltar. Quando soube da oportunidade de ir para a Lua, todas as entrevistas e a viagem ao redor do mundo para coletiva de imprensa depois de retornarem da Lua ela logo percebeu que era sua passagem de ida para fora do Japão. Se inscreveu e acreditou com todas as suas forças que seria sorteada, e foi.

Antoine é um garoto da França, apaixonado por sua ex namorada Simone e é somente isso que conta da vida dele antes do sorteio. Sua ex namorada o deixou e desde então ele tem ficado triste e tentando uma maneira de esquecê-la, foi então que pensou que se ficasse tão longe dela quanto podia talvez a esqueceria e mais longe que a Lua ele não poderia chegar. Se inscreveu, analisou as chances e possibilidade e por um acaso do destino foi sorteado.



Dos três personagens não consegui escolher um preferido, todos bem construídos e com papeis importantes na história. Temos outros personagens que fazem papeis tão importantes quanto os adolescentes no enredo, mas de toda forma não consigo escolher. A linguagem é de fácil entendimento, na maioria das vezes livros como esse classificado como Young Adult são mesmo fácies de entender e como este livro é em terceira pessoa vemos de fora tudo o que acontece, vemos todos os personagens da maneira como eles realmente são e esse método foi importante no desenrolar, pois se víssemos apenas de um angulo perderíamos muita, muita coisa. 

A capa, a diagramação, a escrita, tudo é excelente. A história apesar de não ser tão assustadora quanto pensei e nem tão misteriosa também é boa. O motivo de dar apenas três estrelas é que no final o autor se perdeu. Talvez ele tenha se perdido na Lua, porque algumas coisas ficaram sem sentido algum. 

Se você já leu este livro, por favor vamos bater um papo por e-mail (para evitar spoiler aos demais) porque eu ainda preciso entender esse final! E você que ainda não leu, leia, pois apesar da minha nota ser três é um ótimo livro a ser lido. Tire suas conclusões e vamos conversar sobre ele. 

Leia um trecho do livro aqui.
Saiba onde comprar aqui.

172 Horas na Lua
| Editora: Novo conceito
| Autor: Johan Harstad
| Páginas: 3288
| ISBN:  9788581637099

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Letícia!
    Li há uns dois anos esse livro e realmente algumas coisas o autor deixou a encargo do leitor tirar suas conclusões.
    É um livro bom, mas confesso que também esperava um pouco mais dele.
    Desejo uma semana alegre e feliz!
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir