Divergente de Verônica Roth


Olá pessoal!
Quem aí ainda não leu ou assistiu divergente? Há um tempo atrás era uma febre de "eu sou divergente","eu sou audácia"... Mas duvido que alguém pularia de um trem em movimento... Pago para ver quem deixaria alguém atirar facas em você! 
Enfim, essa resenha estava no meu antigo blog, por isso está "atrasada" aqui, mas para quem não conhece vale a pena conhecer. E para quem conhece, e saber minhas impressões dessa história continue lendo...
A história passa-se na cidade futurista de Chicago, onde foram formados para um bem comum as cinco facções. Cada facção tem sua parte no bem e crescimento social como um todo, são elas: Abnegação, Amizade, Erudição, Franqueza e Audácia. 


"Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade. Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição. Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza. Os que culpavam o egoísmo formaram a Abnegação. E os que culpavam a covardia formaram a Audácia."

Essas facções foram divididas de acordo com as características das pessoas que nela conviveriam. Como nem todos pensam igualmente, aos 16 anos tem-se a oportunidade de mudar de facção, porém, se essa mudança ocorrer haverá testes e provações onde se for aceito na nova facção você será parte dela e nunca mais verá sua família e se não for aceito, você será um Sem Facção, que traduzindo em nosso mundo real você será um mendigo.


"Facção antes do sangue!"

Neste livro veremos as coisas através da personagem Beatrice, 16 anos. Minha conclusão sobre a personagem Tris é que ela é corajosa, esperta e egoísta, mas nenhuma dessas duas últimas características ela reconhece claramente no livro. Já a coragem, isso ela demonstra muito bem, pois passa a história inteira passando por cima dos sentimentos e costumes para provar a si mesma e aos demais o quanto é corajosa. Essa personagem tem a oportunidade de escolher seu futuro, seus amigos, suas novas crenças e ela o faz surpreendendo a todos, até a si mesma.


"O abismo serve para nos lembrar que há um limite tênue entre a coragem e a estupidez!"

Divergente é uma distopia surpreendente. A escritora Verônica Roth tem uma escrita ótima e muito detalhista. Em alguns momentos me senti parte da história, senti as dores e as sensações da Beatrice. É aquele tipo de livro que ao começar a ler você vai ter sonhos, pensamentos e curiosidade de saber o final o mais breve possível.


"A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela."


Pode-se dizer que é um romance, mas tem muita ação, então se você acha que o livro falará o tempo todo de romance esquece! Beatrice e Quatro (um dos principais personagens) tem sim um sentimento um pelo o outro, mas como Beatrice passa muito tempo provando ser corajosa e nunca se envolveu realmente com ninguém, então nem percebe seus sentimentos.

Contudo, achei um livro ótimo, digno de ser lido por pessoas de todas as idades. É uma distopia fascinante com seus personagens bem construídos e em evolução emocional (por serem todos entre 16 e 18 anos). A continuação dessa incrível história está em INSURGENTE e CONVERGENTE. 

Ps.: Quando li insurgente não gostei do enredo, por este motivo até hoje, dois anos depois não li Convergente (além dos spoilers que surgiram nas redes sociais). Gostei dos filmes, porém o último Convergente I foi um pouco surreal demais, até para uma distopia e infelizmente parece que não teremos um Convergente II (final). 


Veja o trailer da adaptação cinematográfica.


Divergente

| Editora: Rocco
| Autora: Verônica Roth
| Páginas: 504
| ISBN:  9788579801310

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Letícia!
    Já tive oportunidade de assistir o filme, porém o livro ainda não li, entretanto tenho a impressão que traz muito mais detalhes.
    Gostaria de ler, porque é uma leitura que divide muito os leitores, uns gostaram muito como você, outros já nem tanto.
    Semaninha De muita luz e paz!
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir