Elevador 16 - As crônicas dos Mortos de Rodrigo Oliveira


Sinopse
Estamos em 2017.
Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que passaria a uma distância segura. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer...
Mas não podiam estar mais enganados.
No dia em que o planeta estaria mais visível, enquanto todo mundo se preparava para observar o fenômeno a olho nu, um grupo seguia para um compromisso chato: trabalhar num sábado na empresa de processamento de dados, pois estavam com muitos projetos atrasados.
Na hora do almoço, 16 pessoas entram no elevador... mas ele para entre dois andares. As comunicações não funcionam, nem alarmes, nem celulares, ninguém aparece para ajudar. E eles não sabem que, em todo o mundo, algo muito estranho aconteceu. Em poucos segundos, 10 pessoas caem num surto coletivo, como que desmaiadas. Entre o desespero, tentativas de busca por ajuda, um deles começa a abrir os olhos, mas eram olhos vazios, olhos do mal...
Este livro conta uma história que ocorre no exato momento em que o nosso mundo se transforma. Traz personagens que vivem o intenso evento cósmico que mudaria a Terra para sempre. 



Considerações
Escrita do livro é muito boa, porém é apenas mais uma história sobre ataque de zumbis onde a única coisa que prende o leitor é o desejo de saber como os personagens irão escapar e se irão sobreviver. Não apresenta nenhuma novidade para quem está acostumado com esta temática.
A história inicia com a jovem Mariana descobrindo que está grávida e tendo uma discussão com seu namorado por conta disto, tudo isso durante seu expediente de trabalho. O dia estava marcado para a passagem de um novo planeta descoberto, absinto, próximo a Terra, porém ninguém da empresa que Mariana trabalha parecia dar muita atenção a este fenômeno já que estavam atolados de serviço atrasado. O inferno começa quando todos da empresa fazem uma pausa para almoçar e entram em um elevador que para de funcionar no meio do caminho por falta de energia e misteriosamente nenhum celular funciona para chamar socorro. 


"Estavam todos perplexos diante do ocorrido, nunca tinham visto nada parecido. Não sabiam o que fazer naquelas circunstancias es estavam tão assustados que não conseguir nem mesmo reagir" pag. 14

O livro Contém a boa ação com direito a luta contra os zumbis e instinto de sobrevivência dos personagens, com momentos de tensão e agonizantes. O que diferencia a história é por ter a cidade de SP como cenário e a causa de toda confusão ter sido a passagem de um planeta.
Os detalhes ficam focados na personagem principal, possui descrições rápidas dos ambientes, descrições sobre os zumbis em especial a cor dos olhos (esbranquiçados) e comportamento agressivo e pouco coordenado, de resto os detalhes são apenas de machucados.
Como já disse, a escrita do autor é muito boa e o tema faz sucesso, porém ele já está um tanto saturado devido a quantidade de filmes, séries, livros e até mesmo mangás e animes.  A história acabou sendo terrivelmente previsível por conta disto, um tanto desanimadora e com final que não surpreende, o que me prendeu foi a narrativa e a tensão em saber como os personagens iriam escapar daquela situação se estavam cercados por todos os lados e o prédio só possuía 2 saídas, sendo uma delas o elevador. O autor colocou alguns elementos de moral e outros que mostram como a vida pode ser irônica e mudar de uma hora para outra, o que achei muito bacana.

"- Pessoal, quer eles sejam zumbis, quer não, o fato é que Rodolfo tem razão; temos de sair daqui. Precisamos seguir em frente e descer até a recepção. Faltam apenas nove andares, em alguns minutos chegaremos lá. - Mariana ficou de pé, tentando se conformar com a situação." -pag. 30


Uma história simples, curta e rápida de ler por não se prender a explicações detalhadas. Caso queria comprar o preço é ótimo e se você morar em São Paulo pode acha-lo nas maquinas do metrô. Você também pode baixa-lo de GRAÇA pelo site da Faro Editorial (clique aqui).

Recomendo para quem tem pouco tempo para ler, já que os acontecimentos são bem divididos e para quem não está acostumado a ler.


| Editora: Faro Editorial
| Autor: Rodrigo de Oliveira
| Páginas: 60
| ISBN:  9788562409455



Share this:

JOIN CONVERSATION

8 comentários:

  1. Como gosto muito de histórias com zumbis, e uma de minhas séries preferidas é The Walking Dead, fiquei bem curiosa sobre esse livro e sem dúvidas pretendo ler.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não curto muito o gênero.
    Mas como é uma leitura simples e rápida, quem sabe não acabe dando uma oportunidade para a obra?
    Gostei da sua opinião e confesso que fiquei curiosa.
    Essa capa é horrenda né? hahaha
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Sou louca pra ler essa série e esse livro é um que achei legal por ser bem pequeno e mesmo assim bom. A escrita é muito boa pelo jeito e faz você ver aquelas coisas acontecendo, imaginar as situações e o que passam. Mesmo que possa ser previsível. Mas acho que fica legal de ler depois que se lê a outra série ou entre a leitura da série. Gosto de história do tipo, então acho que iria gostar desse de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  4. Fabiana!
    Já tive oportunidade de ler esse conto de terror e gostei demais de todo suspense, correria e todo o enredo em si que foi muito bem escrito.
    “O Natal não é um momento nem uma estação, senão um estado da mente. Valorize a vida.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabiana Parabéns pela resenha, muito bem escrita.
    Admito que o enredo não me atraiu tanto, mas vou baixar e dar uma chance por ser "uma leitura rapida".

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Sou fã de The Walking Dead e adoro esse tema em livros, séries e filmes. Ganhei esse livro em um sorteio, autografado pelo autor e estou ansiosa para ler.
    Ótima resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Ganhei esse livro há pouco, mas ainda não recebi. Já tinha lido outras resenhas dele e fiquei querendo ler. Gosto bastante de histórias de terror (e de zumbi). O que mais achei legal nesse livro foi o fato de ter esses elementos irônicos e de moral, já que torna a história mais real! Acho que não li nenhum livro ainda que tenha zumbis, além de The Walking Dead, que achei que seria como a série de TV, mas foi bem diferente e no fim não gostei.

    ResponderExcluir
  8. Adoro filmes, livros, séries e tudo do universo zumbi!! Já conhecia esse livro do Rodrigo de Oliveira, mas infelizmente não li mais agora vou abaixar para ler!!
    Beijoss

    ResponderExcluir