Batman 66 - Quadrinhos


Olá amigos de praxe, hoje vou falar de um clássico, “Batman 66: O episódio perdido”, não irei falar sobre a história em si, mas sim, sobre essa edição de homenagem ao Batman de Adam West, que conquistou a muitos com sua série do Homem-Morcego. Algumas versões, interpretações ou fases de personagem se tornam tão marcantes que viram objeto de culto pelo público. Em 1966, Batman já havia estrelado em séries anteriores, porém a série produzida pela ABC conquistou grande audiência em suas três temporadas, em 120 episódios reverenciados. A vertente narrativa – diferente daquela conhecida hoje, focada em um herói mais inocente, sem uma personalidade taciturna –traduziu-se de formas diferentes ao abordar o Homem-Morcego. Mesmo hoje, tendo momentos quase cômicos, permaneceu no imaginário pelas boas aventuras de um período que não havia um conceito hiper-realista como representação.
Diante deste sucesso, a DC Comics desenvolveu uma nova revista destacando essa fase do herói, uma homenagem explícita explorando a narrativa da série, como os conhecidos cortes de cena e as cenas de luta cujas onomatopeias apareceriam na tela. Batman 66’ teve 30 edições e um especial lançado em 2015.
Contendo diversas histórias curtas, a revista conseguiu se manter por um bom período no mercado, ainda que, devido à ausência de uma cronologia, o projeto tivesse sobrevivido em um fôlego breve e se destacasse pela natural nostalgia dos leitores. Dentro destas histórias, Batman 66’ – O Episódio Perdido apresenta uma interessante intersecção entre a série original e os quadrinhos.
Lançado no país pela Panini Comics como edição capa dura, mesmo formato da série Batman 66’ regular, este especial adapta um roteiro que nunca foi ao ar, apresentando a origem do Duas-Caras. Portanto, trata-se de um episódio inédito cujo roteiro foi desenvolvido por Len Wein a partir do original de época, com arte assinada pelo grande José Luis García-Lopez.
Se a série como um todo é uma homenagem nostálgica, este especial é aquele que traz o maior ganho narrativo por simbolizar uma continuidade inédita da trama original. Estruturalmente, o estilo se mantém como nos anteriores: roteiro e desenhos se apoiam na dinâmica do seriado com falas de impacto, e ação simples e bem pontuada que, evidente, ressalta o talento de nossos heróis ao combater o crime.
Por se tratar de uma única história, a edição contém, além do especial, esboços da composição dos personagens e trechos do roteiro. Recheado com material extra que sempre agrada aos leitores. Batman 66’ – O Episódio Perdido é a edição que mais se destaca dentro da homenagem à série clássica. Ainda que não fuja da emulação do mesmo estilo narrativo, ao menos resgata um produto genuíno de uma época anterior, produzido como um registro novo de uma publicação presente na memória de grande parte dos leitores do Homem-Morcego.


Bom é isso aí pessoal, não deixem de acompanhar mais resenhas aqui no Praxe, obrigado e até a próxima.

Share this:

JOIN CONVERSATION

16 comentários:

  1. Bento!
    Descobri que a Panini é uma das maiores divulgadoras e estou encantada.
    Adoro o Batman e gostei muito de toda análise que fez do Batman 66.
    Você foi ao Comic Con?
    “Que os sinos natalícios anunciem as boas novas e te tragam um natal abençoado. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudynalva, obrigado por ter lido a resenha, fui a comic con sim, inclusive breve saira uma resenha de como foi o evento, fique atenta ;p

      Excluir
  2. Parece uma edição muito especial pra quem é fã dos quadrinhos e acompanha desde os primeiros. E com material extra deve ficar ainda mais interessante de conferir. Muito legal =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fãs desse Batman com certeza endoidaram com essa edição...kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Fiquei encantada por tudo que li aqui sobre essa edição em homenagem ao grande Batmam.
    Gosto de tudo que envolve ele e confesso que fiquei bastante interessada em conferir essa edição.
    O conteúdo parece ser bem recheado e completinho. Gostei.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, muito obrigado por ler e garanto que compensa e muito dar uma olhada nessa edição...

      Excluir
  4. Olá.
    Que linda essa edição. Sou fã do Batman, apesar de não ler revistas em quadrinhos.
    Para quem curte e é fã, com certeza essa é uma edição imperdível.
    Está realmente muito interessante e rica em conteúdo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, obrigado por ler a resenha e tenho que concordar em tudo que vc diz, essa edição e maravilhosa...lol

      Excluir
  5. Oi Bento !
    Panini sempre arrasando, adorei já quero essa edição, que parece ser um máximo ainda mais se tratando do nosso querido Batman.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Maria, a panini e uma editora que vem se destacando muito nos ultimos tempos e creio que irá continuar assim, e Batman e sempre Batman..kkkkkkk

      Excluir
  6. Não sou muito fã do batman, na verdade, ele é um dos herois que menos gosto. Achei bem interessante o lançamentos, para os fãs é um prato cheio. No entanto, vou passar a dica por enquanto.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa agradecido Eduarda, sempre bom ter o que recomendar. Abraço!

      Excluir
  7. Bom, eu não curto muito histórias de quadrinhos e nem de super heróis, então não me interessei muito por esse quadrinho, quem sabe futuramente eu resolva dar uma investida neste estilo de leitura e acabe curtindo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bento!
    Eu dificilmente leio histórias em quadrinhos, mas admiro muito as edições que a Panini faz, e foi bom saber mais sobre o processo de lançamento desse título em especial. Pra quem é fã de quadrinhos e do Batman deve ter sido ainda melhor.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não ler histórias em quadrinho, gosto bastante. Sobre Batman, só assisti aos filmes e amei <3 Vou tentar ler HQ´s, e espero que seja logo! Essa edição aprece ser ótima e bem especial, já que tem esses esboços dos personagens e trechos de roteiro!

    ResponderExcluir
  10. Adoro histórias em quadrinho mais faz muito tempo que li alguma história. Adoro Batman mais só assisti os filmes dele.
    Beijoss

    ResponderExcluir