Falando de série... 3%


O Brasil vive um bom momento no cinema nacional e agora chegou a vez da série mostrar o seu valor, mas será que conseguiu?




No dia 25/11/16 foi ao ar no Netflix a primeira série brasileira para aproximadamente 120 países de maneira simultânea. Bate aquele puta orgulho não base? Pois é, vamos falar mais sobre a série que está dando o que falar.

3% nos mostra um futuro distópico (não tão distópico assim e ao assistir você vai entender porque) onde aos 20 anos todos os moradores "do lado de cá" passam por um processo para serem merecedores de irem para "o lado de lá", mas somente 3% dos participantes chegarão ao Maralto para viver uma vida de luxo e consideravelmente perfeita. Os 97% que ficam no continente juntamente com os outros que já tentaram o processo e até mesmo os que ainda tentarão, vivem na miséria, pobreza extrema, crimes e injustiças.

"Você é o criador do seu próprio mérito"

Essa é a frase repetida como mantra pelo líder do Processo, Ezequiel (João Miguel), e torna-se a questão principal da série. Porém, será que é isso mesmo? Ou o Processo manipula o tempo todo seus participantes e todos já estão pré-selecionados? A série não nos deixa conhecer muito dos demais personagens que estão fora do núcleo, apenas aqueles à quem tem algo relacionado à algum dos participantes da "panelinha". Acredito que deveria ter ocorrido uma mescla entre os participantes, pois desde a primeira prova se mantiveram os mesmos personagens, gostando um do outro ou não e isso ficou parecido com uma versão muito ruim de Jogos Vorazes com Big Brother Brasil (se é que dá para piorar este programa).

O enredo no geral é bom, porém poderia ter sido melhor desenvolvido em diversos aspectos. A atuação de vários personagens foi péssima, não sei dizer se é porque não vejo novelas e raramente vejo filmes nacionais, mas a atuação estava realmente amadora demais. Os dois primeiros episódios me fizeram ter vergonha alheia, pois todo o mundo (120 países) está assistindo através da Netflix a primeira série brasileira e infelizmente não deixa uma boa primeira impressão. Felizmente os episódios três, quatro e cinco foram melhores no desenvolvimento da trama e adorei de verdade, porém o seis, sete e oito ficaram medianos. A trilha sonora que sobressaia à voz dos personagens melhorou no decorrer da série e você começa a se acostumar com a jogada de câmera que é diferenciada, feita pelo Charlone, o showrunner, e consagrado diretor de fotografia de Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira.

O figurino do Processo é lindo, condiz com a "realidade" que a série quer passar do Maralto, já o do continente, infelizmente não é tão bom. A sujeira da roupa visivelmente é maquiagem, os rasgados parecem que foram feitos com tesoura, e vamos lá gente, nem em The 100 que a galera já estava há quase 100 anos no espaço as roupas ficaram naquela situação.
Sobre a atuação, Vaneza Oliveira como Joana foi sensacional. No continente deixou um pouco a desejar, mas com o cenário e com os demais atores fica mesmo difícil desenvolver, mas depois, no Processo ela foi completamente maravilhosa. Michel Gomes como Fernando foi igualmente maravilhoso, fez papel de paralitico, inteligente, ativo e muito fiel e apaixonado. Para mim, esses dois foram o destaque da série por sua atuação e sincronismo com o enredo.

Não comecei a série com muitas expectativas e fico muito feliz por um série brasileira ter chego ao Netflix, mas temos muito o que melhorar e torço para que tenha a segunda temporada e que a série seja melhor desenvolvida em trama, figurino e atuação. Não estou dizendo que é ruim, é uma série mediana, para passar o tempo e o enredo nos faz pensar, essa divisão, é mesmo distópica? Ou hoje já ocorre?

Fique com o trailer e espero que vocês assistam e tirem suas próprias conclusões. 




Lançamento: 25 de novembro de 2016
Número De Temporadas: 1
Emissora original: Netflix
Criador: Pedro Aguilera
Direção: Cesar Charlone
Idioma: Língua portuguesa
Gêneros: Drama, Ficção científica, Thriller

Episódios (Pouco mais de 40 minutos cada)
Ep. 1 : Capítulo 01: Cubos
Ep. 2 : Capítulo 02: Moedas
Ep. 3 : Capítulo 03: Corredor
Ep. 4 : Capítulo 04: Portão
Ep. 5 : Capítulo 05: Água
Ep. 6 : Capítulo 06: Vidro
Ep. 7 : Capítulo 07: Cápsula
Ep. 8 : Capítulo 08: Botão

Share this:

JOIN CONVERSATION

28 comentários:

  1. Ola
    Eu estou lendo otimos comentários a respeito dessa serie e estou começando a ficar bem curiosa sobre seu desenvolvimento. Imagino mesmo que seja uma serie para se pensar e fico feliz que por ser brasileira tenha chegado na netflix. Irei conferir logo.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Que pena que não te agradou tanto assim, mas fiquei bastante feliz com o resultado.
    Confesso que estranhei no início, mas hoje eu terminei e adorei o final e o gancho que deixou pra uma possível (espero!) segunda temporada.
    O Brasil tá começando a abrir espaço pra projetos assim, já que é bem focado em novelas, e acho (e espero) que tenha um bom desempenho e que muitas pessoas assistam, pra trazer mais séries assim, e que melhorem cada vez mais!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. O enredo me lembrou um pouco a série Feios. Poxa que pena que o Brasil decepcionou na atuação nos primeiros episódios. Espero que a gente pare de pecar um pouco nesse aspecto da série e melhore um pouco a maquiagem deixando algo suave.
    Gostei bastante do questionamento que a série traz. Acho que eu assistiria só para ver esse mundo "distópico"
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu tamvem fiquei com um baixa orgulho em saber que ia ter uma produção desse porte que ia ser trasmetidoscpara desse tanto de países. Realmente é ruim chegar a ver e sentir e ver que foi um pouco decepcionante em diferentes aspectos,,mas que bom mãe foi melhorando. Sempre é bom mcomecar uma série nova e porque não essa Nacional? Adorei a sua dica. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Olá, fiquei muito orgulhosa por termos essa série no netflix, eu ainda não li mas meu afilhado disse que é maravilhosa e está muito empolgado. Pena que para você ainda temos muito o que melhorar. Sim, concordo, mas acho que não podemos querer competir com o cinema internacional que está a anos luz em nossa frente. Pra o que temos hoje acho que a série já é um orgulho. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Leticia, desde o lançamento, esta é a primeira resenha não elogiosa que leio, porque todas as outras, foram enaltecendo a produção. Achei o enredo muito curioso e o cartaz tema da série é bem emblemático, porém, essa pontuação que você fez a respeito da atuação fraca me deixou com o pé atrás. Quero conferir pra ter a minha opinião, mas farei isto com menos expectativas.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou vendo a série atualmente e estou gostando muito até agora, acho que apenas o primeiro episódio pecou por ser muito parado para um começo e ter um áudio baixo, mas depois as duas coisas melhoram. Não tinha expectativas então por enquanto é uma série bem okay, adorei saber suas opiniões e vou reparar mais no figurino deles.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que chato. Eu estava me programando para assistir, inda mais por ser brasileira. Mas agora desisti. Vou atualizar as minhas séries favoritas. Eh e aguardando The 100, falem quem quiser, mas eu amei! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Achei até legal quando vi o trailer, mas não animei com o que o pessoal vem dizendo. Ela já não me chamou muita atenção. Parece mediana mesmo...
    Mas pode melhorar, pelo jeito. Está parecendo que tem uns episódios ótimos, boas cenas e acho que ela tem esse potencial pra ir ganhando força.

    ResponderExcluir
  10. Oiee Letícia ^^
    Eu ainda não assisti ao primeiro episódio, mas estou com expectativas bem altas, pois estou vendo o pessoal falando muito bem dela... principalmente no meu feed no Facebook. Espero me surpreender, e dá orgulho mesmo de ser série brasileira e estar fazendo sucesso assim...haha'
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  11. Oi, Le, tudo bem?
    Eu ainda não vi essa série, porque prefiro ver séries que não estejam tão faladas no momento. Vai entender né? Então ainda esperarei um tempinho para ver, acho. Mas verei. E espero curtir. Mas mesmo que não curta tanto, com certeza vou sentir esse orgulho <3 Afinal é muito bom ver nosso país ganhando espaço. E também não dá para querer competir com quem já está no mercado há tanto tempo, não é mesmo?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Letícia, não conhecia a serie e nem imaginei que seria nacional. Sim, bate um enorme orgulho neste momento. Não tenho o costume de assistir Netflix, mas diante desta postagem, vou sim conferir.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu já ouvi falar da serie, devo confessar!! Mas não sabia que era brasileira!! não sou do Brasil mas mesmo assim tenho um grande orgulho!! :) ahah

    que bom que tem a sua qualidade e nos leva a pensar... Que pena que teve esses defeitos... Uma pena, mas ainda assim vou procurar ver! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Olá ♥
    Bom, essa série está sendo muito bem falada. Não costumo assistir séries, mas mesmo lendo suas considerações ainda quero assisti, pois a premissa emposta me agrada. Não se se vou curtir tanto igual as pessoas andam falando, mas quero vê se é bom , pelo trailer parece sim ser bom.Minhas expectativas estão lá no alto, espero que sejam supridas.Só fiquei um pouco triste em saber sobre a atuação, mas espero que eu consiga me envolver, pois assim como você gosto de coisas mais naturais e voltada para a realidade quando os atores estão interpretando.

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bom? Gostei muito do seu post! Ultimamente tenho lido muitos comentários sobre a serie, positivos e muitos negativos também, principalmente sobre a atuação dos atores. Eu confesso que a premissa me chama muito a atenção, pois adoro distopia, ainda mais se tratando de uma produção brasileira, mas não sei se verei tão cedo, pois as críticas desanimam.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Juro que comecei a ver a série, mas sinceramente essa atuação fraca e esse enredo que não tem nada de futuro, me afastaram. Os "pobres" do enredo, não são nada menos que pessoas que vivem nas favelas, é só olhar para o cenário... Gosto de produções brasileiras, mas essa deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  17. OOi,
    Só vi comentários incríveis sobre a série! Fiquei realmente surpresa e orgulhosa de ver uma série brasileira no Netflix e acho que isso é um ótimo começo para que possamos produzir mais nesse ramo. Ainda não assisti então não posso tirar conclusões, mas espero gostar.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Realmente bate aquele orgulho por ter conseguido fazer tal ato.
    A premissa é bem interessante e aborda/faz crítica a uma infindável quantidade de temas corriqueiros que só quem não quer não enxerga.
    Não costumo acompanhar séries, principalmente que ainda não foram finalizadas. Mas essa esta me deixando muito intrigada e acho que vou assistir sim.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Sou viciada em séries e essa me chamou a atenção, antes mesmo de saber que era brasileira e qual o tema.
    Mas depois de ler algumas críticas e comentários, vou aguardar um pouco mais, para me decidir a assistir. Tenho uma lista grande que já acompanho e outras tantas que pretendo. Mas espero que a segunda temporada seja bem melhor, pelos comentários já lidos.
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Oi Leticia,
    Ainda não assisti essa série, mas estou bem curiosa para conhecê-la, pois já vi muitos elogios. É uma pena que a atuação tenha deixado a desejar, mas é bom que tenha melhorado em alguns pontos e piorado em outros.
    Particularmente, acho a crítica social muito grande e isso me agrada.
    Espero assistir em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Estava mesmo querendo ver opiniões sobre essa série. Tenho ouvido alguns comentários reprovadores sobre a série e os seus for bem positivos em comparação.
    Acho que é uma conquista e tanto ter uma série brasileira na Netflix e só por isso, eu já quero ver a série.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Eu realmente me interessei por essa série. P/ falar eu não sou muito de nacional. Eu vi o título já na #Netflix porém não aconteceu aquele interesse mesmo. É até interessante de uma série nacional na #Netflix mas ainda não estou curiosa e não gostei do enrendo.


    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem? Vou ser bem sincera páreo de ler sua resenha sobre a série na metade primeiro porque a sua é a primeira opinião negativa que vejo sobre ela e não quero me deixar influenciar. Segundo porque estou louca para começar assistir ainda mais porque não distopias ( ah e amp jogos vorazes viu?).
    Mas pena que para você não funcionou tanto é que suas expectativas não foram atendidas mas a maioria das pessoas pelo que tenho notado tem curtido bastante.
    BJ

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Estava com super expectativas em relação à série. Só vi o trailer até agora, mas realmente me lembrou bem os jogos vorazes, mas há pouco tempo descobri que o projeto para essa série já tinha sido elaborado tempos antes da adaptação de jogos vorazes para o cinema. Segundo a fonte que me informou isso tem até um pequeno trailer no YouTube. Se eu encontrar onde vi isso eu volto aqui e deixo o link.

    Beijos.


    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  25. oie, eu não sou fã de séries e nem de distopia, por isso esse enredo não me chamou atenção. é uma pena que tenha deixado bastante a desejar sendo que essa é a primeira série brasileira no net flix e muita gente provavelmente assistiu por curiosidade, mas tomara que melhore nas próximas.

    ResponderExcluir
  26. Nossa, amei sua crítica da série, ouvi muita gente comentando sobre ela mas nem sabia reaalmente sobre o que se tratava, eu adoro distopia então a história me pareceu legal, mas oo mesmo tempo nãao me parecia trazer nada de novo para o gênero.
    Realmente o figurino foi uma coisa que eu reparei,nem em the walking dead as roupas dos zumbis estão assim KKK

    ResponderExcluir
  27. Oi, Letícia!
    Já assisti algumas séries no Netflix, mas ainda não conhecia essa. Achei a trama interessante, eu até gosto de distopias então acho que vou incluir a série entre as que estou assistindo. Adorei a dica!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bem?
    Eu atualmente estou assistindo várias séries, mas ultimamente a que estou viciada é Supernatural, mas assim que terminar darei um jeito de encaixar essa na minha lista de próximas séries.
    Ótimo post.
    Abraços Mary;)
    Leituras da Mary.

    ResponderExcluir