Intergaláctica de F.P. Trotta


Sinopse
 Uma conspiração para controlar o rumo da mais importante expedição espacial da história da humanidade. 3 de Maio de 2031 - No dia de lançamento da aguardada expedição da NASA para explorar a lua de Júpiter, uma das candidatas para habitar vida extraterrestre, a psiquiatra Amanda Collins acorda de um coma após meses batalhando contra uma meningite aguda.Junto com seus pacientes Stryker, Ripley e sua amiga Lina, eles descobrem que fazem parte de um crescente quebra-cabeça envolvendo uma corporação geopolítica underground chamada A Firma, que planeja sabotar a missão, usufruindo de uma nova tecnologia para saquear a nave e destiná-la para um planeta habitável localizado dezessete anos luz da Terra. O quarteto então inicia uma operação para descobrir a verdade por trás da conspiração, mergulhando de cabeça na maior expedição planetária da história da humanidade. 
Intergaláctica é constituído de dois livros: Intergaláctica e Interdimensional que está com data de lançamento para a Bienal de SP que ocorrerá a partir do dia 26/08.
O livro começa no ano de 2009 contando a história de uma garotinha chamada Amanda, dando pulos no tempo e mostrando apenas algumas partes marcantes que explicam parcialmente a situação na qual a personagem se encontra.
Chegamos a 2031 e Amanda acaba de acordar de um coma e relata sua experiência de quase morte para seus amigos Ripley e Stryker que ficam fascinados. Eles contam a ela sobre o assunto do momento: uma expedição que será realizada para Europa, uma das luas de Júpiter. Amanda imediatamente começa a pesquisar sobre o assunto e diz que mais tarde conversa com os dois sobre como se sentia.

 Stryker conta para sua amiga Lina o que aconteceu e a mesma se interessa imediatamente e aceita um convite para conhecer Amanda. Os quatro vão para uma pequena cabine em um café e começam a conversar até que 5 homens armados entram e acusam Amanda de conduzir experimentos ilegais e dão voz de prisão a ela. Claro que nossa personagem não iria aceitar isso passivamente, ela reage atirando nos homens e foge com seus amigos e isso é apenas o começo do mistério e da aventura.... Há uma série de acontecimentos (se eu falasse seria spoiler!) e Amanda e seu grupo se encontram em uma nave que está indo para Gliese 581g um planeta muito parecido com a Terra. Como que eles foram parar lá? O que eles encontraram? Descubra lendo o livro.



Considerações
O livro é realmente uma viagem intergaláctica. Aborda muito bem o tema da procura de vida extraterrestre deixando claro que um simples microrganismo já basta para comprovar que ela existe. É aquele livro que junta o melhor da ficção científica e da fantasia trazendo uma experiência incrível.
Traz pensamentos interessantes a respeito da nossa consciência sobre a vastidão do universo e da nossa significância no mundo, abordando temas como o que uma ação pode mostrar quem nós somos ou mudar o rumo das coisas.
"- Você é muito nova. Seus outros lados só serão revelados conforme você envelhecer. " pag. 163
É possível dividir os acontecimentos em dois momentos: na Terra e fora dela.
Os acontecimentos na Terra contam um pouco a história dos personagens e visa na missão de parar as loucuras do pai de Amanda e as confusões que estão acontecendo na Terra. E os acontecimentos fora da Terra irão retratar basicamente a aventura dos personagens em um planeta alienígena (Gliese 581g) totalmente desconhecido mostrando novas criaturas e tecnologias. Lá eles deverão aprender algumas coisas antes de voltar para a Terra... Uma das coisas que separa a aventura no planeta desconhecido é o “hypersleep" (um pulo no tempo, digamos) que é retratado de uma forma bem interativa no livro com páginas ilustradas que vão deixando você apreensivo para saber logo o que acontece. Admito que o livro fica muito bom quando chega esse acontecimento e começa a aventura fora do nosso planeta, é muito difícil parar de ler.


" - Eu estava certa. - disse Amanda.- É tudo muito maior e mais evoluído do que imaginamos." - pag.168


Gostei bastante de três personagens que possuem características marcantes. Amanda é observadora, deduz tudo apenas observando a ação das pessoas ou ligando pontos para entender sua linha de raciocínio. É uma personagem forte que enfrenta tudo de frente e tenta entender as coisas.  Lina é uma pessoa calma e observadora, também possui um gênio forte e está cansada da sua vida e do seu dia-a-dia comum. Stryker é sem dúvidas um dos personagens mais engraçados do livro, é pessimista e dramático na maioria das situações que o grupo enfrenta.
"Acho que eu sempre tive muitas expectativas para a vida. E então, como a vida começou a se revelar tudo que eu podia era começar a fazer piadas sobre isso, porque era muito longe de qualquer coisa que eu tinha esperado, e não em um bom sinal. Tudo começou a me deixar para baixo." -Lina, pag. 70
Estava com uma má expectativa sobre o enredo e ele surpreendeu tomando um rumo totalmente diferente do que eu esperava (no sentido bom). Adorei como o autor dá a impressão de que as coisas estão sendo muito fáceis para depois dificultar a vida dos personagens e mostrar o quão ingênuo estavam sendo.



Sem dúvidas esse livro é uma experiência incrível. Uma verdadeira viagem para um mundo desconhecido.  A leitura é bem fluida e o enredo é cativante.  Estou ansiosa para a continuação!


| Editora: Livros Ilimitados
| Autor: F.P. Trotta
| Páginas: 279
| ISBN:  9788566464566
Skoob

Siga o F.P Trotta nas redes sociais:






Share this:

JOIN CONVERSATION

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    a proposta do livro parece ser ótima e eu adoro livros nesse estilo. Fiquei bem curiosa e com certeza irei procurar mais informações a respeito. Não sei como ainda não conhecia essa obra. Deve ser uma experiência incrível mesmo! Adorei a dica.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, sua resenha me surpreendeu. Eu não esperava muito desse livro quando li o enredo, mas agora vou pensar se leio. Não costumo ler ficção, mas parece interessante.
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha, assim como a Heloísa eu também não tenho o costume de ler livros de ficção, mas você me convenceu.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Recomendo para qualquer um ! Adoro filme de ficção, e me deparo com um livro tão bem feito, li em poucos dias.
    O mistério que o livro envolve, desde o que a Collins acredita até a conspiração de leva-la a um... o resto é spoiler. Nota 10 - Resenha muito boa aliás.

    ResponderExcluir
  6. A arte gráfica do livro já me ganhou fácil fácil!!!
    Achei bem interessante você mencionar que o autor dificulta a vida dos personagens... hahahahahaha Acho que vou gostar de ler este livro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabiana, tudo bem?
    Nem me fale em Bienal que eu já tenho vontade de chorar :( Mais um ano que não vou conseguir ir :(
    Já ouvi falar desse livro, mas confesso que ele não chama tanto a minha atenção. Apesar de até gostar de FC não é o meu gênero favorito e é difícil eu ler algo. Mas quem sabe em um futuro? Mas não em 2031. Antes, eu acho hahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Fabiana,
    Que bom que a leitura te surpreendeu. Lembro quando esse livro foi lançado e não fiquei interessada na leitura, continuo não interessada, infelizmente. Apesar de não sentir vontade de ler o livro, conheço pessoas que gostam da temática e farei a indicação.
    Achei sua resenha bem interessante e deu para ter uma ideia bacana do livro e do que você sentiu.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gosto de um bom livro de ficção. Fico feliz que a leitura te surpreendeu.
    A capa é muito bonita e me chamou bastante a atenção.
    As características dos personagens parecem bem marcantes e acho interessante que Amanda gosta de deduzir situações apenas com algumas informações.

    leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei do enredo e o texto deu mais vontade de conhecer essa história, quando arrumar um tempo vou ir atrás para ler, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ficção científica não é dos meus gêneros preferidos, mas de vez em quando eu leio algo. Esse tem um enredo que parece ser interessante.
    O jeito com o autor trata extraterrestres é algo diferente do que estamos acostumados, apesar de ser o mais correto. Sempre pensamos neles como seres verdes e com antenas, rsrsrs, ou algo muito parecido com o ser humano - mas o mais comum são micro organismos.
    Já anotei a dica!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      O livro trás alguns personagens assim como você falou, o autor os descreve com uma fisionomia bem perto da humana. Mas ele trás o essencial que é o debate "o que é um planeta com vida e o que é um planeta vivo?"
      Beijos
      Beuhis

      Excluir
  12. Amei essa resenha!
    Não tenho o hábito de ler, mas vocês me deixaram com muita vontade! Vou correndo atrás dele!
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Gosto muito de obras de ficção científica e está parece ser um prato cheio. No entanto, sua resenha me deixou um pouco confusa com esse sonho da Amanda, mas isso me incentiva a iniciar a leitura e descobrir mais a respeito. Fiquei curiosa para saber mais sobre esse outro planeta também, que parece prometer fortes emoções. A capa do livro é bem bonita e me interessou muito. Vou anotar a dica para ler futuramente.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivianne,
      A Amanda não teve bem um sonho, ela estava em coma e teve uma experiencia em outro mundo, digamos. O livro explica porque o que aconteceu não pode ser considerado um sonho.
      Espero que goste da leitura
      Beijos

      Excluir
  14. Quero muito ler esse livro eu tinha tentando ele em uma troca no skoob ontem e não deu certo :(
    Mais vou tentar fazer a compra o quanto antes
    Adorei sua resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  15. Oi, que bacana ver que você gostou do livro. No momento não é o tipo de leitura que eu faria, principalmente por ter ficção científica e fantasia aliados, dois temas que não me cativam. Mas gostei de ver que aborda a temática do que nossas ações podem causar e que bacana saber que o autor não facilita a vida dos personagens. Parece um super enredo para quem curte esse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  16. Oi Fabiana,
    Adorei a resenha e essa capa é um amor.
    A história me pareceu bem envolvente, e os personagens bem cativantes. Eu já vi o livro no Skoob, mas não dei bola (De boba que sou), agora com o link do livro vou atrás dele.


    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  17. vi muita gente comentando desse livro e fiquei mega curiosa pois curto bastante a temática de vida extraterrestre e afins... amo ficção científica, achei a capa do livro bonita e intrigante...
    só não sabia que tem continuação... se eu fosse pra bienal em sampa, certamente compraria os dois... e sobre os personagens, tenho a ligeira impressão que iria me identtificar um pouco com Stryker heheh
    bjs...

    ResponderExcluir
  18. Ei!
    Não tinha ouvido falar desse livro ainda e nem sou muito fã de ficção científica mas esse me pareceu bem legal! Sou muito curiosa com essas coisas de vida fora da Terra e fico me perguntando o quanto nós realmente sabemos sobre o Universo.

    Com Amor, Isa

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Gosto de personagens com personalidades marcantes, ainda mais em livros com premissas assim tão diferentes do que estou acostumada a ler. Fico feliz de ter se surpreendido com o livro, vou anotar a dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Não costumo ler livros de ficção mas este me pareceu ser bem legal, principalmente pelos personagens com características marcantes.

    Pelo enredo da sinopse também não tive grandes expectativa. Mas quem sabe, se eu der uma chance para leitura, eu me surpreenda também.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu nao conhecia o livro e confesso que nao fiquei muito animada, isso porque nao sou muito fã do genero. Mas lendo sua resenha percebi que se trata de uma boa historia, muito bem desenvolvida e com ótimos personagens, principalmente a Amanda que parece ter uma otima personalidade. Enfim, nao sei se lerei o livro tao ja, mas espero um dia ler e gostar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Que prazer delicioso de conhecer esse livro. Até ler essa resenha não fazia ideia da existência dele e adorei conhecer, principalmente por se tratar de um tema de ficção científica, e tenho me tornado uma grande fã do gênero. Nunca li algo relacionado ao espaço, e adoraria começar por este livro. Gostei muito das suas considerações e vou levar em conta na próxima vez que for comprar livros.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ia pensar como você em ter receio do tema porque é como eu fico quando vejo temas assim, porque como não é algo sólido e que a gente já viu de verdade, é só com o pensamento que se pode colocar na história. Tem que ter bastante imaginação mesmo, mas que bom que você gostou, eu prefiro histórias do passado.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir