O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares de Ransom Riggs



Olá leitores,
Hoje quero falar de um livro que li recentemente, "O orfanato da senhorita Peregrine para crianças peculiares" de Ransom Riggs. Quando vi essa capa nas redes sociais e posteriormente nas livrarias pensei que fosse terror ou suspense psicológico, por isso posterguei ao máximo a leitura. Ainda não sou o tipo que adora terror, me aventuro aqui e ali, mas sempre com um pesadelo cá e acolá. Enfim, hoje quero falar um pouco sobre este livro que já está entre os meus queridinhos de 2016.

O orfanato da senhorita Peregrine para crianças peculiares é narrado por Jacob de dezesseis anos. Quando criança ele ouvia histórias fascinantes de seu avô, sobre o orfanato que ele crescera e sobre as crianças peculiares que viviam por lá. Até certa idade Jacob acreditou em tudo, mas com a maturidade ele começou a desconfiar das histórias fantásticas de seu avô onde um garoto tinha abelhas morando dentre si, uma garota podia voar e outro menino era invisível. Mesmo seu avô mostrando fotos Jacob deixou de acreditar, pensava que eram histórias inventadas e com o tempo seu avô já idoso começou a ficar obcecado em ter suas armas por perto, então o pai de Jacob decide trancar o armazém de armas e esconder as chaves. Um dia Jacob recebe uma ligação de seu avô desesperado querendo a chave, pois havia algo atrás dele e ele não tinha com o que se defender. Todos acreditavam que ele já estava tendo alucinações, pensando em interná-lo em um lar de idosos, porém isso não foi preciso. Quando Jacob chegou na casa o avô já estava morrendo e ele acredita ter visto alguma coisa com tentáculos saindo de sua boca e atacando seu avô. 

Como seu amigo que foi com ele não viu e todos acreditaram que o vovô Portman havia sido atacado por cachorros selvagens (o quintal da casa dava acesso à uma floresta), Jacob começou a se tratar com psicólogo e com as últimas palavras de seu avô em sua mente ele decide colocar um ponto final ao que quer que Portman tenha plantado em sua cabeça.

“Encontre a Ave. Na fenda. Do outro lado do tumulo do homem velho. Três de setembro de 1940... Emerson... a carta. Conte a eles o que aconteceu, Yacob.”

Com essa frase sem sentido e perturbadora Jacob começa a sua jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales onde descobre que o orfanato onde seu avô morava foi destruído durante a guerra e aparentemente todas as crianças foram mortas. Aos poucos, ele descobre que seu avô foi o único sobrevivente ao ataque, coisas diferentes começam a acontecer na ilha e ao visitar a casa em ruínas ele descobre que ali moravam crianças realmente peculiares e que ainda podem estar vivas e confinadas naquele lugar.


Apesar das fotos horripilantes que existem no livro, o mesmo não é de terror. É um suspense gostoso, uma fantasia espetacular que possui tudo na medida certa. É o tipo de livro que quando você começa a ler não quer parar até terminar. 


O livro foi adaptado para o cinema com a direção de Tim Burton e tem previsão de estreia para o dia dia 29/09/2016.





| Editora: Leya
| Autor: Ransom Riggs
| Páginas: 336
| ISBN: 9788580442670

Share this:

JOIN CONVERSATION

13 comentários:

  1. Sou louca pra ler esse livro, mas faz tempos que venho adiando. O que gostei é que ele parece ser de terror olhando a capa, mas é mais fantástico e cheio de aventura do que de medo. Tem uma trama bem interessante, personagens que cativam e se for do tipo que você começa e não quer parar? Há, acho que iria amar ler *-*

    ResponderExcluir
  2. Lê, sempre achei que esse livro era um terror. Apesar de ter ouvido falar várias vezes dele, nunca li nem a sinopse e como sempre ouvia falar bem, já tinha colocado ele na minha lista (costumo ler livros sem ler sinopse haha). Depois da sua resenha, agora me deu mais vontade de ler, apesar de não ser terror, mas um suspense é sempre encantador (adoooro).
    Eu vi na page do Praxe que ia virar filme, então, parece ser realmente bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Esse é um dos livros que vai se lido em janeiro na meta que estabeleci da pilha "deixados para trás".
    Quando o adquiri também pensei em se tratar de terror psicológico e quando vi que não deixei de lado. Mas só leio resenhas positivas sobre ele. Com certeza vou ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Ainda não li o livro, mas sempre vejo resenhas dele. Essa semana encontrei o filme em um site e baixei ele, devo assistir até no final de semana. Adorei conferir a sua resenha, e espero poder adquirir a obra em breve e poder lê-la, e espero gostar bastante dela haha

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ganhei o livro recentemente mas ainda não tive a oportunidade de ler. Adorei a sua resenha e acho que o que mais me chama a atenção nessa obra são essas fotos horripilantes, que combinaram muito bem com a trama. Mal posso esperar para começar a leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Vi esse livro na Americanas, mas não li a sinopse. Agora lendo a resenha fiquei com vontade de realizar a leitura dessa obra. A trama envolvendo suspense e fantasia parece ser bem interessante!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Amo a fantasia existente no enredo desse livro, apesar de não ter lido o livor, vi o filme, mas como sei que não é fiel, pretendo ler em breve o livro. as fotos são mesmo de arrepiar, apesar de não concordar muito, pois dar um ar de terror que não temos nessa fantasia, e distopia. Muito boa sua resenha'

    ResponderExcluir
  8. Oiee Letícia ^^
    Parece que todo mundo está adorando esse livro, e os outros dois também. Perdi a conta de quantas resenhas li sobre "O orfanato..." nos últimos dias. Estou bastante curiosa para ler também, minha irmã inclusive comprou o primeiro livro, mas ainda tenho outros que quero ler antes...haha' está na listinha, só esperando a vez dele.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Nossa, Letícia, bate aqui, pois nossas impressões são praticamente as mesmas o/
    Quando comprei esse livro, pensei que era de terror por conta das imagens, mas me surpreendi por não ser e foi bom, pois, como você disse, o suspense é muito gostoso.
    Acho Jacob um personagem incrível e muito bem construído.
    Os outros livros da série são ótimos.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oiii, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, mas a colaboradora do blog a Kelly leu e amou, vive me recomendando.
    Nem fui assistir ao filme porque não tinha lido, mas já esta na minha lista.
    BJS Mary.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo essa primeira capa do livro, quando ele ainda não era tão conhecido e parecia ser muito mais de terror do que fantasia... Nada contra fantasia, até prefiro já que de terror eu passo longe, mas a capa nova não me agradou não...
    Por um lado, eu sempre deixei o livro de lado exatamente por achar que era mais terror. E mais, orfanato+sobrenatura sempre me deixa com um certo receio de ler, mas quanto mais resenhas que leio, mais curiosa eu fico e com vontade de arriscar.
    Agora, minha mãe resolveu que quer ler os livros também, então é uma boa desculpa para comprar...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Logo que eu vi a obra também pensei que era terror, mas mesmo sendo puxado mais para a fantasia continuei interessada em conferir a trama. Achei muito bacana esse lance de as crianças serem diferentes e tal. Quando eu assisti o trailer do filme fiquei ainda mais empolgada.
    Eu estava esperando a intrinseca lançar o primeiro para eu ter a coleção completa, e assim que comprar, vou ler! Adorei sua resenha.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Eu também adorei o livro!
    Contudo, fiquei meio irritada com a adaptação. Mas também, impossível a adaptação agradar a todos.
    Estou lendo o segundo da franquia e estou achando meio paradão. deve ser porque está no início.
    Assim espero... rs
    adorei sua resenha!! <3

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir