Equilibrium de Décio Gomes


Sinopse
Luca é um consultor espiritual que possui um dom que vai além de conversar com espíritos. Ele nasceu com um olho azul e um castanho. O olho castanho vê o mundo dos vivos. O olho azul vê o mundo dos mortos. Retirado de sua vida pacata por um misterioso senhor interessado em uma consulta espiritual particular, Luca descobre ser o único capaz de quebrar as regras do universo além-vida. Graças a isso recebe uma missão: atravessar ao Reflexo, o mundo paralelo dos mortos, para encontrar o Equilibrium, o ser responsável pela manutenção do fluxo de espíritos vagantes que descontroladamente se acumulavam no mundo dos vivos. No Reflexo, uma visão distorcida e espelhada de seu próprio mundo, Luca encontrará uma grande aventura, assim como ferozes inimigos e também uma nova amiga, que o ajudará em sua busca alucinante através das ruas habitadas por centenas de espíritos vagantes.

“Entre a vida e a morte existem mais mundos do que se pode imaginar”

O livro começa demonstrando a habilidade do jovem médium através de uma sessão espiritual para que uma mulher consiga conversar com seu falecido marido. Após um cansativo dia de trabalho, Luca vai até sua cafeteria favorita o Le Blanc. Lá encontra sua amiga Nancy, uma garotinha de 8 a 9 anos de idade que é um fantasma. Um típico dia normal na vida do rapaz.
As coisas começam a ficar estranhas quando Nancy avisa Luca que um cara sentado a uma mesa a alguns metros de distância está tirando fotos do garoto com um celular. Com ajuda da garotinha, que derruba café no colo do espião usando seus poderes, Luca foge correndo pela porta da cafeteria, porém sua fuga não é bem-sucedida. Encurralado e sem opções acaba aceitando o convite proposto pelo homem para ir até uma residência onde um estranho senhor lhe dará uma missão e explicará o que seu olho azul significa. 

“O mundo ao redor girou como que pelo efeito de cinco doses de vodka – puras e sem gelo. Luca viu paredes um teto, o chão, tudo se misturando como um borrão que rapidamente tentava se unir” Pag. 61
 

Considerações
Narrado em terceira pessoa o livro é bem descritivo, cheio de detalhes sobre o cenário e personagens, o que ajuda na imersão do leitor na história. O título de cada capítulo foi muito bem escolhido conseguindo resumi-lo em uma palavra. A leitura começa lenta e aos poucos vai te prendendo.
É uma história que traz como debate o misticismo e a vida pós a morte abrindo portas para novos mundos e conceitos. Tudo é contado através de uma boa aventura cheia de emoções e suspense. É o tipo de livro que tem uma história direta não envolvendo amorosamente os personagens. 
O Reflexo (onde se passa boa parte da história) é um mundo intrigante e complexo servindo como um cenário bastante diferenciado com suas próprias regras e criaturas como os escuros, os claros e os sólidos, estes últimos são pessoas vivas que por uma infelicidade foram parar no além-mundo, um lugar onde não deveriam estar. Adorei como esse meio termo entre céu e inferno é retratado. 
Os personagens são bem construídos e cada um possui uma história que conta seu passado. 
Luca se mete em diversas ocasiões inusitadas, estando geralmente apreensivo e morrendo de medo do que está acontecendo, o que contraria bastante as histórias de aventura e suspense onde o personagem principal é todo valente. É um rapaz bem direto, gentil, que busca fazer a coisa certa e não para de fazer perguntas. 

“Repentinamente, congelando as entranhas de Luca em um microssegundo, um som estridente disparou pelo céu cinza do Reflexo” Pag. 68

Nancy é uma garotinha cativante e possui um passado bastante trágico que explica como se tornou um espirito vagante. 
Uma personagem que merece bastante destaque é Ji-Yun, uma coreana e agente federal. Ela é uma pessoa incrível de personalidade forte e tem um papel muito importante na aventura que Luca se meteu. Ela é a responsável por guiar o jovem médium e salvar ele de diversas situações perigosas. Sua história é incrível e o final é bem emocionante, vale a pena ler para descobrir. Ela vira uma grande amiga de Luca.
E claro que não vamos esquecer do Sr. August, um velhinho bem misterioso que tem sérios problemas de saúde. É uma pessoa boa que ajuda Luca a entender sua missão.
Por fim, confesso que o livro fica muito bom quando você chega no meio dele e dá uma certa apreensão quanto ao final. Aos poucos os detalhes da história vão sendo esclarecidos respondendo diversas perguntas e terminando o livro muito bem com um gostinho de "quero mais".  Falta o esclarecimento de algumas coisas, porém são detalhes que não interferem na história em si. É um livro curto (infelizmente) e bem gostoso de se ler.

“Em seus pensamentos mais profundos, August mais uma vez teve a certeza de que a morte, assim como a vida, por vezes escolhia não ser muito justa. ” Pag. 120




| Editora: Coerência
| Autora: Décio Gomes
| Páginas: 210
| ISBN: 9788592572051
| Skoob
| Onde comprar 

Share this:

JOIN CONVERSATION

15 comentários:

  1. Já li um livro com este tema espirita e gostei bastante, sobre o personagem,seu dom parece ser tratada de maneira bem natural, embora pareça instigante, a autora parece introduzir o leitor no universo do livro e te convencer dos mistérios, parece que irei gostar de Luca e me divertir com Nancy, desvendando os mistérios de seu passado, é uma pena que tenha essas pontas soltas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      As pontas soltas não interferem na história em si, seria apenas para matar a curiosidade do leitor sobre algumas coisas que acontecem. É uma história bem direta e não muito longa, vale a pena como leitura para um fim de semana :)

      Excluir
  2. Ooi, Fabiana! Tudo bem?
    Eu nunca li um livro com essa pegada, mas achei muito bacana. A capa dar o ar misterioso e não revela exatamente do que se trata o livro, o que me agradou ^-^ Gostei muito da resenha, tá de parabéns! Vou ver se procuro saber mais sobre o livro e, acho que é uma série, não? Já que diz volume 1... Bom, vou pesquisar!
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruhh
      Primeiramente obrigada! Aparentemente será uma série, mas o livro não fica sem final. Pelo que pude perceber serão vários contos permanecendo o mesmo personagem e sua habilidade
      Beijos

      Excluir
  3. Olha, confesso que esse tipo de livro não é dos que mais gosto. Acho interessante a ideia, mas tenho muito receio de ler coisas assim. Ele sendo bem escrito é até bacana de conferir, se não for forçado em alguma coisa e tiver um bom equilíbrio e desenvolvimento. Achei interessante por ele ser curto, pode ser que não fique "enrolando" muito e é legal quando deixa essa vontade de mais, de querer ver mais. Mas não sei se leria mesmo =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane,
      Já que você está com receio sugiro que leia o primeiro capítulo para ver se gosta. Você encontra ele no link que vou colocar aqui em baixo, é só clicar em cima da capa do livro. O livro estimula bastante nossa imaginação e não é forçado, ele não se apega a religião o que é ótimo!
      Beijos
      https://www.amazon.com.br/EQUILIBRIUM-1-Reflexo-D%C3%A9cio-Gomes-ebook/dp/B00M9LF0IK/ref=sr_1_3?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1466540514&sr=1-3

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Espero que sim!
    É a primeira vez que leio uma resenha desse livro, apesar de já conhecer a sinopse e a capa. Parabéns, sua resenha está perfeita. Gostaria muito de ler essa obra, apesar de não ser muito o estilo que estou acostumada. Mas sempre é bom inovar nos gêneros literários e achei o enredo muito interessante. Creio ter uma mensagem bem bonita. Certo que vou adicionar a minha lista de futuras leituras. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, nunca li nenhum livro com essa pegada mais espírita e confesso que não sinto muita vontade. Mas Equilibrium parece ser um pouco mais inovador. Luca aparenta ser aquele tipo de jovem mais taciturno e solitário, e esse é meu tipo de protagonista favorito. Fiquei muito curiosa em relação ao livro, nunca tinha ouvido falar dele mas a editora Coerência tem publicado bons livros ultimamente.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla!
      É um livro bem gostoso de se ler, tem bastante aventura. Espero que goste!

      Excluir
  6. Oi Fabiana, eu amei essa resenha. Sério, fiquei muito curiosa com a história. Eu adoro livros que tratam do assunto espiritualidade, as especulações de como seria entre o céu e a terra ou o inferno. Se você gostou desse, recomendo que leia Alameda dos Pesadelos, é apreensivo, mas tem uma história tão incrível quanto essa por tras. Ja coloquei na minha lista, quero muito conhecer a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayara, obrigada pela sugestão! Irei procurar depois.
      Espero que se delicie com a história.
      Beijos

      Excluir
  7. Nunca li nada do autor, gosto muito de livros espiritas e espiritualistas
    Vou colocar na minha lista para fazer a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, espero que goste.
      Depois entra no site do autor e conhece mais um pouco sobre ele: http://www.deciogomes.net/

      Excluir
  8. Nunca li nada do autor, gosto muito de livros espiritas e espiritualistas
    Vou colocar na minha lista para fazer a leitura.

    ResponderExcluir