Asylum de Madeleine Roux


Olá leitores,
Hoje o tema é suspense, vamos contrariar um pouco a temática romântica que está chegando com o dia dos namorados. 

Sinopse: Para Dan Crawford, 16 anos, o New Hampshire College Prep é mais do que um programa de verão – é uma tábua de salvação. Um pária em sua escola, Dan está animado para finalmente fazer alguns amigos em seu último verão antes da faculdade. Mas, quando ele chega no programa, Dan descobre que seu dormitório para o verão costumava ser um sanatório, mais comumente conhecido como um asilo. E não apenas qualquer asilo — um último recurso para criminosos insanos.

“Na ocasião, Dan achou estranho não ter encontrado nenhuma foto do Brookline no site. No entanto, quando o táxi fez uma curva e o edifício surgiu no horizonte, ele entendeu exatamente o por quê” 

À medida que Dan e seus novos amigos, Abby e Jordan, exploram os recantos escondidos de sua casa de verão assustadora, eles logo descobrem que não é coincidência que os três acabaram ali. Porque o asilo é a chave para um passado terrível. E existem alguns segredos que se recusam a ficar enterrados.

“Eu sempre detestei esta palavra: sacrifício. Ela remete a selvagens batendo tambores em torno de uma fogueira. Mas é preciso haver sacrifícios, por mais que isso seja custoso. E perigoso. ” 

Bem, não tenho muito o que acrescentar sobre o livro, pois mais detalhes acabariam tirando o suspense dele, por isso optei por apenas deixar a sinopse. Existe uma continuação do livro chamado Sanctum, mas não se assuste, o Asylum tem um final e não depende do Sanctum para ser concluído. Esta continuação apenas retrata o pós-verão no New Hampshire onde alguém decide ficar revivendo o terror e a experiência traumática que os personagens preferem esquecer.


Considerações
Não se engane pela capa, não é um livro de terror! Porém o suspense do livro da essa impressão o tempo inteiro, você lê com a expectativa de que algo muito ruim irá acontecer.  

“A loucura é algo relativo. Dependo muito do lado da grade que a pessoa está. ” 

Esse suspense é ótimo e as imagens espelhadas pelo livro ajudam a imaginar o local criando um certo medo e perturbando o leitor. A escrita é simples e com um enredo bem atraente que te prende até o fim do livro. O começo do livro lembra um pouco o clichê de lugares abandonados e amaldiçoados, visto que a história se passa em um antigo manicômio que virou uma escola para cursos de verão e coisas estranhas começam a acontecer ao passar dos dias.
Os personagens são cheios de mistérios, o livro todo você desvenda suas personalidades e quando acha que acabou, aparece mais alguma coisa. O melhor sem dúvida é a loucura e insanidade de certos personagens. 

“Em um mundo enlouquecido, os loucos se tornam os verdadeiros sãos”

O final deixa um pouco a desejar, poderia ter sido um pouco mais elaborado, mesmo assim foi surpreendente. O livro inteiro você fica juntando as peças imaginando o que está acontecendo e quando se dá conta tudo estava explicado em pequenos detalhes, o que me fez voltar algumas páginas para relembrar o que aconteceu. 

 



| Editora: V&R editoras
| Autora: Madeleine Roux
| Páginas: 336
| ISBN:  9788576837442

Share this:

JOIN CONVERSATION

16 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade no livro, mas fui enganada pela capa pensando que era terror rsrs, amo suspenses, principalmente aqueles que prendem o leitor até o final, amei a diagramação, ficou bem caprichada ! amo quando os personagens vão mostrando sua personalidade ao longo do livro, aumenta mais ainda o mistério ! fiquei curiosa para saber qual sera o grande mistério do asilo, mesmo sabendo que o final deixa a desejar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      O final poderia ter sido mais elaborado mas ficou muito bom. É uma ótima leitura, vale a pena.

      Excluir
  2. Primeiramente tinha pensado que seria um livro de terror daqueles fortes. Mas foi legal saber que é suspense, assim fica melhor de ler porque não curto muito terror...
    E o que gostei dele é que mesmo tendo essa continuação ele não parece precisar que leia o próximo. É mais flexível assim, bom pra quem gostar e quiser ver mais, sem obrigação. Uma dica diferente pra esse dia dos namorados, né? Diferencia do clima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro realmente engana pela capa hahaha
      Tem um certo clima entre dois personagens no livro, acho que isso da pra dar uma considerada para o dia dos namorados!

      Excluir
  3. Ooi, Fabiana! Tudo bem?
    Com essa capa eu esperava um terror bem bizarro, mas após você falar que só tem aquele suspense, relaxei um pouco, apesar de que eu continuaria com esse sentimento de "medo" toda vez que olhasse a capa do livro >< Não sou de ler livros no gênero, pois acho meio pesado para mim, ainda mais que trate algo ainda assim psicológico. Mas, parabéns pela resenha! Bem escrita e trouxe ótimos detalhes sobre a obra ^-^
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ruhh!
      Em breve farei resenhas de livros de suspense sem esse terror psicológico

      Excluir
  4. Oi Fabiana.
    Pra ser sincera, no começo da resenha não tinha me interessado pelo livro, até ler suas impressões. Fiquei super curiosa, fora que adoro história de suspense que te fazem tentar desvendar os mistério. Com certeza irá entrar para minha imensa lista de leitura hahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que despertei seu interesse Nayara!
      Espero que goste da leitura

      Excluir
  5. Cara, que livro mais curioso. Gostei muito da premissa dele e essa edição parece incrível!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo o livro pra quem gosta de um suspense. Ele realmente foi escrito de uma forma curiosa.
      Bjs

      Excluir
  6. Olá. Sempre que vejo a capa desse livro, me remete a terror, apesar de saber que é direcionado ao suspense. Particularmente, gosto muito mais de um bom suspense, bem elaborado e que prende o leitor até o fim, do que terror puro. Quero muito ler esse livro e gostei de saber que terá continuação. Muito curiosa e ansiosa. Obrigada pela dica. Já adicionado a minha lista. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que adicionou na sua lista de leitura! Espero que goste
      Bjs

      Excluir
  7. Oie.... eu amo esse livro, fiz a leitura dele ja faz algum tempo, acho que as imagens fizeram toda a diferença pata atmosfera do livro... gostei do final só que achei a continuação muito lenta... mas assim mrsmo quero continuar a série.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As imagens ajudam muitooo com o clima. Pretendo pegar a continuação depois

      Excluir
  8. Juro que eu pensava que era de terror! Me animei um pouco mais depois de descobrir que não é, já que esse gênero me causa arrepios. A capa é bem enigmática e linda. Já vi bastante gente falando desse livro e a resenha me deu um "up" pra leitura.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla! Espero que leia e goste do livro

      Excluir