Toalha day


Olá leitores de Praxe!

Não conseguiu ir e ficou curioso com o que rolou no evento “Dia da Toalha” da editora Arqueiro e editora Aleph?  Não entre em pânico! Contarei para vocês. O evento ocorreu em diversos lugares do Brasil entre os dias 21-22 de maio. Compareci no evento de São Paulo que foi realizado no espaço Geek da Livraria Cultura e antes de contar como foi, gostaria de lembrar a todos que cada evento possui variação quanto a forma que é mediado. 


O evento foi mediado por duas blogueiras: Rosana Gutierrez e Camila Guello. Iniciado pontualmente, o primeiro tema abordado foram os lançamentos da editora Arqueiro: 

O livro Caminho das sombras (Anjo da noite) é a parte I de uma trilogia. Gênero: Fantasia
Sinopse: Para Durzo Blint, matar é uma arte... e ele é o artista mais talentoso da cidade. Temido por muitos, Durzo é uma lenda viva com as mãos manchadas de sangue e nenhuma culpa pelas vítimas que deixa pelo caminho.
Esse mundo sombrio também não é novidade para o jovem Azoth. Sobrevivendo entre becos sujos, ele aprendeu que a esperança é uma piada. Pelas regras das guildas, crianças são agredidas e surradas todos os dias.
Tentar contestar essa realidade seria um risco alto demais. Mas quando a morte se torna questão de tempo para ele e seus amigos, Azoth se vê forçado a vencer o medo e agarrar a chance de virar um derramador, um assassino. Ele precisa se tornar discípulo de Durzo Blint.
Para ser aceito, o garoto abandona sua antiga vida e abraça uma nova identidade. Ao se tornar Kylar Stern, ele aprenderá a transitar no mundo dos nobres, sobreviver às magias de seus inimigos e cultivar uma amizade muito especial: a da escuridão.

| Livro: Caminho das Sombras
| Autor: Brent Weeks
| Editora: Arqueiro
| Páginas: 432
| ISBN: 9788580415100

O próximo livro, O quarto dia, pode ser lido independente do outro livro já publicado pela autora. Gênero: Ficção, suspense, terror
Sinopse: Em O Quarto Dia, Sarah Lotz conduz o leitor por uma viagem de réveillon que tinha tudo para ser perfeita. Mas às vezes o novo ano reserva surpresas desagradáveis...
Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro.
As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis. 
Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe.

| Livro: O quarto dia
| Autora: Sarah Lotz
| Editora: Arqueiro
| Páginas: 352
| ISBN: 9788580415384


E por último: Trama. Um livro de fácil leitura, ótimo para quem está entrando agora no mundo literário. Gênero: Fantasia.
Sinopse: O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria.
Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa.
Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa.
Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre.

| Livro: Trama
| Autores: Michael Jensen e David Powers King
| Editora: Arqueiro
| Páginas: 304
| ISBN:  9788580415278
Após a apresentação dos livros chegamos finalmente ao tema principal: Douglas Adams!
O queridíssimo autor que escreveu o Guia do Mochileiro das Galáxias e diversos outros livros de ficção. 


O Guia do Mochileiro das Galáxias foi uma das primeiras sátiras à ficção cientifica. Suas histórias já foram circuladas na rádio e suas ideias eram tão loucas que algumas pessoas realmente chegaram a acreditar que o planeta Terra estava sendo invadido por alienígenas. Ganhou também um seriado, cujo a maioria dos fãs dão boas risadas com a produção:




O destaque especial foi para os livros: O guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias, lançado pela editora Arqueiro e A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias, lançado pela editora Aleph.

O guia definitivo do mochileiro das galáxias: Todos os cincos volumes da série reunidos em um único livro!
1# O Guia do Mochileiro das Galáxias : Segundos antes de a Terra ser destruída para dar lugar a uma via expressa inter espacial, Arthur Dent é salvo por Ford Prefect, um E.T. que fazia pesquisa de campo para a nova edição de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Pegando carona numa nave alienígena, os dois dão início a uma alucinante viagem pelo tempo e pelo espaço. 
2# O Restaurante No fim do Universo: Arthur Dent e seus quatro estranhos companheiros viajam pela Galáxia a bordo da nave Coração de Ouro, em uma busca desesperada por algum lugar para comer. Depois de fazer a refeição mais estranha de suas vidas, eles seguem pelo espaço e acabam descobrindo a questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais. 
3# A Vida, o Universo e Tudo Mais: Arthur Dent passou os últimos cinco anos abandonado na Terra pré-histórica, mas ainda acordava todos os dias com um grito de horror. No entanto, talvez fosse melhor continuar nessa tediosa rotina do que ser arrastado para a sua próxima missão: salvar o Universo dos temíveis e infelizes robôs xenófobos do planeta Krikkit. 

4# Até mais, e Obrigado Pelos Peixes!: Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer criaturas extraordinárias, Arthur Dent está de volta ao seu planeta. E tudo parece estranhamente normal - exceto pelo desaparecimento dos golfinhos. Disposta a desvendar esse mistério, ele parte em uma nova jornada.   

5# Praticamente Inofensiva: Após muitos anos vivendo separados, cada um em um canto mais insondável do Universo, Arthur Dent, Ford Prefect e Tricia McMillan se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco - mais uma vez - a vida de todos. 

| Livro: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias
| Autor: Douglas Adams
| Editora: Arqueiro
| Páginas: 672
| ISBN:  9788580415544
A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias: O Guia do mochileiro das galáxias foi, além de um marco do entretenimento britânico e mundial, uma das séries de comédia mais importantes, influentes e absurdamente legais já escritas. 
Revelando desde influências dos Beatles até relações com Doctor Who e Monty Python, Jem Roberts nos convida a descobrir a incrível história de Douglas Adams e de sua maior obra, anos depois da repentina e chocante morte do autor. Esta biografia, publicada com total aprovação de sua família e de seus amigos mais próximos, lança um novo olhar sobre Douglas e sua mundialmente aclamada criação. Pela primeira vez os arquivos pessoais do autor do Guia foram examinados, e ideias, trechos inéditos, relatos e novas piadas foram reunidos aqui, para a apreciação dos fãs, como uma celebração à mais louca odisseia da história da comédia britânica. 

Não entrem em pânico. E preparem suas toalhas... 

| Livro: A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias
| Autor: Jem Roberts
| Editora: Aleph
| Páginas: 552
| ISBN:  9788576573104
Todos os livros do Guia do Mochileiro das Galáxias foram comentados e mostrados (edição original e nova). Foi discutido o motivo pelo qual o sexto livro, escrito por um fã, não entrou no Guia definitivo lançado pela Arqueiro. O sexto livro se chama “ E Tem Outra Coisa...” e foi escrito por Eoin Colfer.
O evento deixou um pouco a desejar quando à editora Aleph, onde foi apresentado somente um livro e depois não se ouviu mais falar da editora seguindo para um debate bem caloroso e animado sobre “Orgulho Nerd” onde boa parte dos presentes participou. 
Por fim, tivemos sorteio de alguns brindes mandados pela editora Arqueiro e feitos pelas mediadoras do evento.








Lembrando que a data oficial de comemoração do dia da toalha é 25 de maio, então quando sair de casa não se esqueça de levar sua toalha, nunca se sabe o que pode acontecer!







Share this:

JOIN CONVERSATION

11 comentários:

  1. Hoje é dia de sair de casa com uma toalha... sem medo de ser feliz
    \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A toalha salvadora <3
      Mas também não se esqueça dos outros pensamentos do livro!!
      “Como todos sabem, palavras ditas impensadamente podem custar muitas vidas, mas nem todos sabem como esse problema é sério.” (Página 185)

      Excluir
    2. Puxa, preciso realmente ler O Guia do Mochileiro das Galáxias =)

      Excluir
  2. Infelizmente não pude ir (a mudança de tempo em Campinas acarretou numa gripe ferrada), mas hoje saí com a minha toalhinha e pretendo ir no do ano que vem :)

    Gosto muito da arqueiro e das obras que eles trazem para o país (o quarto dia é ótimo, por sinal).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que triste Priscila, mas ainda bem que você lembrou de sair com a sua toalha!
      Eu ganhei o livro "Os três" como presente de aniversário da editora, é da mesma autora e estou louca pra ler.
      Abraços

      Excluir
  3. Queria que tivesse tido em Campinas também, mas ainda bem que você tava lá Fabiana e contou tudinho para a gente adorei, com certeza ano que vem eu vou !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Teve em Campinas também, mas achou que o evento acabou ficando um pouco ofuscado porque tiveram vários outros no mesmo dia como o lançamento de "Nanos Mortais" do Acácio Brites.
      E vá o evento, vale muito a pena
      Bjs

      Excluir
  4. Oi, Fabi!
    Adorei a sua cobertura!
    Obrigada por sua presença no evento!!!!
    Sei que não falamos quase nada sobre a Aleph, mas é que, apesar da Aleph ter emprestado seu nome ao evento, não mandou nem sequer um livro para sorteio. Ficou mesmo só no nome... Então prestigiamos mais a Arqueiro! De qualquer forma, foi uma pena mesmo e a crítica está aqui anotada!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis!
      Obrigada por ler a cobertura do evento. Entendo a parte da Aleph, bem que ela poderia ter dado uma ajudinha né? haha

      Excluir
  5. Oi.
    Eventos assim são fantásticos. Adoraria prestigiar, mas moro em outro estado, no RS e aqui não temos eventos assim...pleo menos não na minha cidade! Mas quem pode ir, é aproveitar muito mesmo! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Márcia :(
      Ainda tenho esperança que um dia terá evento em tudo quanto é lugar do país!

      Excluir