Quem é você Alasca de John Green

Quem é você, Alasca é um livro que narra a história de Miles Halter, um adolescente que leva uma vida chata e sem graça no estado da Flórida.
Ele adora ler biografias, e como todas as pessoas, ele tem um hobbie, que é colecionar últimas palavras de grandes personalidades que contribuíram de alguma maneira para a história.

"Não nascemos, nem morremos. Como toda energia, nós simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação. Os adultos se esquecem disso quando envelhecem. Ficam com medo de perder e de fracassar. Mas essa é a parte que é maior do que a soma das partes, não tem começo e não tem fim, e portanto, não pode falhar."

Cansado da vida medíocre que leva, ele decide fazer as malas e partir para o Alabama, para estudar no internato em que seu pai se formou. O colégio é muito conhecido pelos trotes praticados por veteranos em alunos novatos, sendo composto a maioria desses alunos, veteranos ou não de pessoas ricas e mimadas. Miles vai na esperança de fazer amizades e que possa vi a mudar sua personalidade e sua vida mesquinha que leva.

"Se as pessoas fossem chuva, era uma garoa e ela, um furacão."


Depois de quase bater as botas por causa de um trote, ele conhece Chip Martin, o famoso Coronel. Ele é responsável por apresentar e a fazer com que Miles comece uma amizade com Takumi e Alasca. Alasca é uma garota inovadora, com espirito aventureiro e um jeito irresponsável de fazer as coisas que faz Miles se apaixonar. Ela vive em uma confusão constante, o que faz com que ele fique cada vez mais sem entende-la e que tenha curiosidade e tente com todas as forças decifra-la.

"Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia."

O livro é ótimo, tem um ritmo de leitura muito bom e a leitura de fácil compreensão, fazendo o leitor se identificar logo de cara com os personagens carismáticos criados por John Green. Está claro também no livro que os adolescentes estão vivendo uma fase de transição para a fase adulta, que os deixa um pouco mais maduros no decorrer da história. A única coisa que chegar a cansar a leitura é o vício dos personagens de fumar durante quase todo o livro. Tirando isso a história é muito boa, cheia de segredos que vai surpreender o leitor a cada página. Sobre a edição e a capa, só tenho a dizer que achei belíssima.



| Livro: Quem é você Alasca
| Autor: John Green
| Editora: Intrinseca
| Páginas: 240
| ISBN: 9788578273422

Share this:

JOIN CONVERSATION

8 comentários:

  1. Oi Lígia!
    Uma resenha excelente! Adorei, também já li o livro, e tive as mesmas sensações que você.John green foi capaz de capitar a alma do que passa a nossa volta. Sao coisas que acontece na nossa vida e devemos saber como supera-las. Tem boatos de que irá sair adaptação para o cinema será ? <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Eduarda, que bom que gostou da resenha. É eu também fiquei sabendo desses boatos, tomará que seja verdade porque será um dos melhores filmes baseados nas histórias de Jonh Green, rsrsr!

      Excluir
  2. É o meu livro favorito do John Green, principalmente porque amo biografias e adoro anotar quotes de personagens famosos. Mas achei o relacionamento dos personagens dos livros muito legal, apesar de ter achado a Alaska um pouco Drama Queen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila. Ele também é um dos meus favoritos do Jonh, por ter esses adolescentes meio loucos. E concordo com você, achei alaska dramática. Beijos!

      Excluir
  3. Oi! Gostei muito da sua resenha. Ainda não li esse livro, apesar de sempre ver muitos comentários a respeito do mesmo. Mas nunca me chamou muito a atenção. Mas se tiver oportunidade, vou ler. A capa realamente é muito bonita. Obrigada. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, tudo bem? Realmente esse livro me envolveu bastante, principalmente por ele ter um linguagem meio jovem. Espero que você possa ter a oportunidade de ler esse livro, pois eu super recomendo Jonh Green rsrsrs. Abraço! ;)

      Excluir
  4. Olá Lígia, toda resenha que eu já li desse livro fala que é um pouco dramático demais, e pude perceber que o constante descrever de personagens fumando nas obras do autor não vão me agradar... mas desejo muito ler todos os livros do João Verde!

    Bjos
    Blog Relíquias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, a maioria também das resenhas que li falam que ele é dramático, porém eu acho exagero, pois considero o livro muito cativante. Ele foi um dos livros do Jonh Green que eu li que a leitura fluiu bastante rápido e eu adorei. Porém cada um tem uma opinião a respeito né. Eu recomendo bastante, pois adoro a história e principalmente os personagens, acho que você não irá se arrepender. Abraço! ;)

      Excluir