O sol é para todos de Harper Lee



Sinopse: Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. O sol é para todos, com seu texto forte, melodramático, sutil, cômico (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.

O livro é narrado por Jean Louise Finch, ou Scout, uma criança adorável de apenas 6 anos de idade. A história se passa na cidade de Maycomb County, Alabama, nos anos 1930. Lugar onde todos os moradores se conhecem e exercem algum papel sobre a sociedade dessa pequena cidade. O romance é dividido em duas partes. Na primeira, Scout nos apresenta sua família, seus amigos e os moradores da pequena cidade. Ela mora com seu irmão Jeremy Finch, ou Jem e seu pai, Atticus Finch, um advogado renomado e respeitado por seu trabalho. É também nos primeiros capítulos conhecemos Dill, um garoto um ano mais velho que Scout que vem passar o verão na cidade com sua tia, a Srta. Rachel. Juntos, os três aprontam muitas travessuras tendo como um dos passatempos preferidos deles tentar fazer com que o Sr. Arthur Radley ou Boo Radley, vizinho recluso dos Finch, saia de dentro de casa.


Já no final da primeira parte, começa-se a conhecer o lado preconceituoso da cidade. Atticus é nomeado advogado de defesa de Tom Robinson, ele é um negro acusado de estuprar uma moça branca. Percebe-se também no decorrer da história que tanto Atticus quanto as crianças sentirão o peso de estar do lado dos negros. Ao longo da segunda e última parte, o leitor acompanha o desenrolar do caso e o julgamento de Tom e as injustiças sofridas tanto com Atticus e seus filhos quanto para o acusado do crime.
 

Sem dúvidas "O Sol é Para Todos" é uma história forte e que faz o leitor pensar sobre sua ações dentro de uma sociedade em que todos são iguais perante a lei porém as injustiças ainda estão presentes, que este livro possa vi nós fazer refletir, principalmente sobre o nosso posicionamento diante das situações que a vida nós cobra atenção. É um livro ótimo e de leitura fácil. Espero que todos tenham a oportunidade de ler esse romance que apesar de ter sido escrito em 1960 continua a impactar gerações.

[...] Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar – prosseguiu Atticus. – E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo.
- Pág. 143


Informações da autora:
Harper Lee nasceu em 1926, em Monroeville, Alabama. Cursou a Huntington College, estudou Direito na Universidade do Alabama e passou um ano na Universidade de Oxford. Nos anos 1950, mudou-se para Nova York, onde escreveu O sol é para todos.



| Editora: josé Olympio
| Autora: Harper Lee
| Páginas: 364 
| ISBN: 9788503009492
Skoob

Share this:

JOIN CONVERSATION

7 comentários:

  1. Le, sabe aquele livro que você quer ler mas tem medo de não gostar, que você evita ler as coisas sobre ele a qualquer custo para ter uma boa experiencia?... Então é este livro pra mim, um dia vou ler ai volto pra ler sua resenha completa, por hora vou ler só o que você achou e conferir suas 5 estrelinhas =)

    Beijos
    Blog Relíquias

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, mal pude acreditar quando soube que teria a continuação. Li O Sol é Para Todos há mais de 10 anos e me apaixonei pelo estilo da Harper Lee (pena que demorou tanto para sair um segundo livro dela e que agora ela já não está mais entre nós). Recomendo o Vá coloque um vigia, é maravilhoso e nos mostra outras faces dos personagens.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lígia!
    Amei sua resenha! Já ouvi falar bastante sobre esse livro, e depois dessa resenha maravilhosa vou querer lê-lo com certeza. Fiquei "curiosa", principalmente por retratar uma época tão dificil em solo Americanoe pelo fato de que gosto de livros que a história é sob a narração de uma criança.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Realmente um tema muito polêmico e que marcou época, retratado em livros e filmes. Ainda não li esse livro, mas fiquei bem interessada. Sua resenha está muito boa, obrigada. No momento não vou colocar na minha lista de desejados, mas se surgir oportunidade, vou conferir essa leitura. Valeu. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Eduarda que bom que gostou da minha resenha e posso dizer sem sombra de dúvidas que a história é sensacional. Você com certeza não irá se arrepender da leitura. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Márcia Saltão, tudo bem? Digo que se colocar na sua lista de desejados não irá se arrepender, ele é um livro que chega a impactar a pessoa mesmo ela não querendo. Espero que tenha a oportunidade de privilegiar a leitura dessa história fantástica. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lígia! Primeiramente, parabéns pela resenha! Achei o tema muito interessante e o quote que tu escolheu apaixonante, porque jamais podemos perder a esperança. Nem preciso dizer que já adicionei na minha lista né?! haha obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir