Conversando com o escritor - Entrevista #2



Existe sempre aquela curiosidade de saber mais sobre como um escritor tem suas idéias, ou como o autor consegue se organizar entre ler e escrever. Hoje apresentamos a autora Rosana Vitachi em uma entrevista exclusiva para o blog Praxe Literária!



Sinopse: O Espelho do Monge


Uma história curiosa chama a atenção de uma aluna de arqueologia: O Espelho do Monge aguardava por ser encontrado. Busca ou obsessão? De qualquer forma, Safia consegue o Espelho que, segundo a lenda, reflete a alma de quem se olha nele, mas diante daquela tão esperada vitória, se vê num impasse: ou o entrega ao advogado que financiou sua busca, ou o entrega ao Anjo Guardião do Espelho. Safia então, se encoraja numa terceira opção. Opção essa, que mudará sua vida para sempre.
Biografia
Rosana Helena Gracioli Dias Vitachi, sempre gostou de escrever. Desde sua adolescência, além de escrever poesias e contos, se divertia contando histórias e as interpretando para suas amigas. É formada em Comunicação Social, já tendo cursado teatro, cinema & vídeo e roteiro. Nascida em 29 de janeiro de 1972 é hoje casada, mãe de quatro filhos (um já no céu), conselheira e orientadora espiritual e reside com sua família em Campinas SP, cidade onde nasceu. 


Praxe Literária: Quando e por que você decidiu virar escritora?

Rosana Vitachi: A escrita sempre foi minha companheira, desde muito cedo escrevo, mas foi em 2011 que escrever tomou uma dimensão diferente em minha vida, quando descobri que escrever para mim era mais que um hobby ou uma maneira particular de me expressar, mas uma missão. Missão no sentido mais amplo, um modo se ser para a sociedade, de contribuir, de melhorar, de me doar.

Praxe Literária: Como está sendo a recepção dos leitores sobre a sua história?
Rosana Vitachi: Na leitura dos rascunhos já obtive um retorno muito bom, tanto que me incentivaram a publicar. Alguns deles, que não gostavam de ler e só leram por consideração a mim, me disseram que a história despertou neles o gosto pela leitura em geral e gostaram bastante da minha maneira de escrever. Poucos não entenderam a proposta no começo, mas a maioria tem me dado retornos incríveis!

Praxe Literária: Qual foi a maior motivação para escrever seu livro?
Rosana Vitachi: A própria descoberta da minha missão. Se escrever é um dom que me foi dado, eu devo colocá-lo a serviço. Todo dom só tem sentido no serviço. Me realiza poder partilhar um pouco de mim que contribua para que as pessoas sejam mais felizes, que tenham esperança, que vivam com mais prazer, alegria e sentido.

Praxe Literária: Qual o seu personagem favorito do livro? Por quê?
Rosana Vitachi: Cada personagem tem seu encanto, seu sentido marcante para mim, sua importância e riqueza, mas dentre aqueles que eu criei, Artur é o que chama mais minha atenção. Ele é um modelo de homem para mim, tem suas dificuldades, mas suas respostas, a maneira com que supera os desafios em sua vida, são surpreendentes. É um homem forte, mas consciente de suas fraquezas. É cavalheiro, sensível, mas valente, nobre. É um Artur!

Praxe Literária: Qual foi a maior dificuldade na hora de escrever o livro?
Rosana Vitachi: Traduzir a linguagem de roteiro num livro. Traduzir as cenas em parágrafos e capítulos. Isso foi o mais difícil no início, encontrar minha linguagem dentro da proposta que eu tinha em mente.

Praxe Literária: Quais são os seus escritores preferidos?
Rosana Vitachi: Na adolescência gostava de Agatha Christie, hoje admiro e tenho profundo respeito por J.R.R. Tolkien e C.S Lewis.

Praxe Literária: Qual é a maior dificuldade em ser um escritor?
Rosana Vitachi: Particularmente, o tempo, conciliar todas os afazeres com a escrita. No geral, acredito que seja a divulgação.

Praxe Literária: Você gosta de ler? Se sim, como você organiza suas leituras?
Rosana Vitachi: Sim. Nos tempinhos que se fazem oportunos. Quando não estou tão cansada, antes de dormir ou na espera em consultórios médicos (levo o livro que estou lendo na bolsa).

Praxe Literária: Qual o livro mais marcante que já leu até hoje?
Rosana Vitachi: Além da Bíblia, O Espelho do Monge! (kkkk) O mais marcante é difícil dizer, pois cada época da minha vida, um livro marcou. Atualmente, Em Busca da Alma Feminina marcou mais pelo meu próprio processo de autoconhecimento que se intensificou quando escrevi  OEDM.

Praxe Literária: Como você se sentiu ao ver seu livro publicado?
Rosana Vitachi: Não consigo descrever em uma palavra. É como plantar uma semente na terra e depois vê-la como árvore frondosa, cheia de frutos. Ou como ter um filho: começa tão pequeno dentro de você e quando vê, já tem vida própria, não te pertence mais! Será sempre seu, mas nunca mais “somente” seu.

Siga a Rosana nas redes sociais
Conheça a continuação de O espelho do monge


“Perseguição. Armadilhas. Segredos. Verdades. Na luta entre o amor e ódio, o bem e o mal, quem sairá vencedor? Que poderes podem guardar o coração de Safia e Artur? Que caminhos eles ainda terão que percorrer para concluir sua grande missão? A instigante série O Espelho do Monge vai além de palavras transcritas em uma folha. É sobre fé, esperança e o nosso processo como seres humanos em busca de nos encontrarmos e encontrarmos o bem dentro de nós. Abra a mente e o coração. Sinta e descubra mais... Se tiver coragem!”
Fernanda Braga - Blog Mato por Livros

Foi um prazer fazer essas perguntas e ler as respostas da Rosana! Esperamos que todos os leitores tenham a oportunidade de conhecer não só as suas obras, mas também a pessoa simpática que essa escritora é. 

Share this:

JOIN CONVERSATION

6 comentários:

  1. Conheci Rosana no evento da Praxe lirerária já achei ela uma pessoa maravilhosa, quero muito ler O Espelho do Monge. Essas entrevistas são muito boas estou adorando. Adorei o Teaser !

    ResponderExcluir
  2. Nossa faz tempo que uma sinopse não me deixa tão empolgada! Acabei de comprar na livraria cultura (cliquei no link da página do FB), infelizmente o prazo é de 4 semanas :o. Há previsão para o lançamento da continuação?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas! Fico feliz que tenham gostado. Eu também gostei muito de participar! A previsão para o lançamento do segundo livro é para julho,mais tardar agosto desse ano. Ansiosa! :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, meninas! Fico feliz que tenham gostado. Eu também gostei muito de participar! A previsão para o lançamento do segundo livro é para julho,mais tardar agosto desse ano. Ansiosa! :)

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adoro essas entrevistas, como é bom conhecer um pouquinho mais dessas maravilhosas autoras. Ainda não tive o prazer de ler O Espelho do Monge, mas a sinopse me cativou. Espero que em breve consiga adquirir a obra e fazer uma ótima leitura. Desejando sucesso a Rosana Vitachi! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Desde o dia que conheci a Rosana do evento da Praxe Literária estou louca pra conhecer melhor o livro, já está na lista de desejados!

    Blog Relíquias

    ResponderExcluir